Equipe do Rally da Safra encerra expedição no Terminal Integrador de Porto Nacional

Equipe esteve no terminal em Luzimangues, onde visitaram infraestrutura do escoamento de produção. Estimativa da safra de 2017 é 108 milhões de toneladas de soja e 93 milhões de toneladas de milho

Equipe 8 visita Terminal Integrador de Porto Nacional
Descrição: Equipe 8 visita Terminal Integrador de Porto Nacional Crédito: Divulgação

A equipe 8 do Rally da Safra esteve nesta sexta-feira, 24, no Terminal Integrador de Porto Nacional, da VLI, onde conferiram a estrutura de escoamento de produção e apresentaram o levantamento de lavouras do país. O evento marcou o encerramento da expedição que contou com a participação de agrônomos, economistas e engenheiros especialistas no agronegócio para avaliar a soja da região dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA). Participaram do encontro hoje autoridades locais , diretores das empresas e convidados.

 

A Agroconsult apresentou durante a cerimônia uma estimativa de safra de 108 milhões de toneladas de soja e 93 milhões de toneladas de milho para 2017. Já a VLI aproveitou a oportunidade para mostrar que os terminais do Corredor Centro-Norte possuem infraestrutura e capacidade suficientes para absorver e escoar com agilidade parte da iminente safra recorde do país.

 

Entre as análises realizadas pelos técnicos durante  visitas às propriedades rurais foram consideradas a produtividade das lavouras, o levantamento da participação de transgênicos, o mapeamento dos níveis de fertilidade, a avaliação de pragas e doenças.

 

No evento, foi apresentada a infraestrutura oferecida pela VLI, incluindo, além do terminal localizado no distrito de Luzimangues, mais uma estrutura de transbordo e armazenagem localizada em Palmeirante e também a Ferrovia Norte Sul, que escoa as cargas saídas do Tocantins rumo ao Porto do Itaqui, no Maranhão.

  

“Desenvolvemos uma infraestrutura logística no corredor Centro-Norte integrando terminais de alta capacidade à ferrovia, que por sua vez se conecta ao porto em São Luís. Isso nos permite dizer que estamos prontos para atender a demanda crescente do agronegócio da região”, explicou o gerente comercial da VLI, Igor Figueiredo, destacando a participação da empresa no Rally da Safra.

 

“A nossa expectativa é para uma produção muito boa neste ano. Nós da Agroconsult projetamos que 87 milhões de toneladas de soja e milho sejam exportadas neste ano pelo país, boa parte produzidas pelo Sul e Sudeste. É muito importante alternativas para o escoamento com qualidade desta produção e a VLI vem para apresentar essas soluções”, disse Marcos Rubin, da Agroconsult.

 

Terminais de Porto Nacional e Palmeirante

Os terminais integradores de Porto Nacional e Palmeirante foram inaugurados em março de 2016, totalizando um investimento de R$ 264 milhões. Juntos, os empreendimentos têm capacidade para movimentar por ano cerca de 6 milhões de toneladas de produtos como soja, milho e farelo. Destacam-se pela capacidade de movimentação para o corredor Centro-Norte representando uma alternativa de escoamento em larga escala para a produção agrícola brasileira.

 

A localização dos empreendimentos favorece o fluxo constante dos produtos pela ferrovia. As unidades possuem sistemas automatizados de recepção, pesagem e carregamento, garantindo alta produtividade e segurança operacional. Os terminais contam com uma pera ferroviária interligada à malha da Ferrovia Norte Sul e tulha de carregamento com capacidade para carregar um trem de 80 vagões em 4h30min. Trata-se de uma moderna e arrojada solução logística em formato circular que possibilita o transbordo das cargas sem necessidade de desmembrar o trem, aumentando a eficiência das manobras de entrada e saída dos terminais. Além disso, contam com sistema de agendamento online para os caminhoneiros e possuem alta capacidade de descarregamento – 450 caminhões por dia em Porto Nacional e 700 veículos diários em Palmeirante – o que possibilita mais agilidade na entrada das carretas.

 

O TI Porto Nacional tem capacidade para armazenar até 60 mil toneladas de grãos e movimentar 2,6 milhões de toneladas do produto por ano. Já o TI Palmeirante possui um armazém de 90 mil toneladas, que já é considerada a maior estrutura de armazenagem do Tocantins, e pode expedir até 3,4 milhões de toneladas anualmente.

 

 Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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