Escola Quilombola desenvolve ações comemorativas da Colheita do Capim-Dourado

A Festa da Colheita do capim-dourado é o maior evento cultural do Jalapão e está contemplado em uma das etapas do Projeto Escola no Quilombo

Crédito: Anny Karoliny de Almeida Marques/Governo do Tocantins

A Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos, do município de Mateiros, no Quilombo Mumbuca, pertencente à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Palmas, realizou, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, mais uma etapa do Projeto “Escola no Quilombo”, com a ação “Festa da Colheita”. O projeto da unidade escolar é permanente, acontece desde 2019 e ocorre por meio das aulas do componente curricular Cultura Quilombola, fortalecendo a educação escolar quilombola na rede estadual de ensino.

 

A Festa da Colheita, o maior evento cultural do Jalapão, é uma das ações pontuais realizadas com o projeto Escola no Quilombo, em que atividades como a realização de oficinas de saberes ancestrais quilombolas ocorrem juntamente com a confecção de artesanato pelos estudantes e pela comunidade local. As ações são realizadas como uma forma de valorização dos saberes e arranjos produtivos locais. Para tanto, é que se planeja e executa ações em articulação com a comunidade escolar e local, considerando-se o antes, o durante e o pós-colheita do capim-dourado, no intuito de valorizar o conhecimento tradicional e a cultura local.

 

Na Festa da Colheita, o público participa de oficinas para confecção de artesanatos, de apresentações culturais, além de exposições de objetos culturais. Outro ponto em destaque e que chama a atenção do público é a participação dos estudantes em modalidade esportiva como jogo de futebol.

 

No contexto do Projeto Escola no Quilombo, consideram-se bens culturais os saberes locais, a ancestralidade, os cantares do Jalapão, a arte de tecer a palha do buriti, a arte de colher e costurar o capim-dourado, a extração da seda do buriti, a confecção da viola de buriti, a criação de gado nos gerais, o cultivo da cultura de subsistência, o turismo de base comunitária, o viver em harmonia com a natureza de forma produtiva e sustentável, a preservação da cultura e da biodiversidade, mesmo diante da expansão do turismo no Jalapão.

 

Segundo a técnica da Educação de Jovens e Adultos, do Campo e Quilombola da Regional de Palmas, Adalzisa Ramos dos Santos, o valor da cultura local é muito grande: “O valor sentimental que tem o Capim Dourado para os quilombos do Jalapão não pode ser mensurado, mas contando através da história, da preservação dos saberes tradicionais, no processo de colheita em contexto escolar e comunitário por meio da componente curricular e diálogo intergeracional, a unidade escolar consolida a sua missão institucional de transformar realidades, assegurando a especificidade do território quilombola”, finalizou.

 

A Festa da Colheita

A Festa da Colheita é um evento cultural que acontece no Povoado Mumbuca há 15 anos, com exceção no período da pandemia, e conta com a participação efetiva da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, comunidade escolar e comunidades como Quilombo Carrapato, Prata, Ambrósio, Fazenda Nova, além de vários representantes governamentais das esferas municipais, estadual e federal, como o Ministério da Igualdade Racial, Naturatins, Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, além de outros órgãos e entidades.

 

Projeto Escola no Quilombo

Já o Projeto Escola no Quilombo acontece regularmente da unidade escolar quilombola desde 2019, cujo objetivo é valorizar os conhecimentos tradicionais e cultura local através do componente curricular Cultura Quilombola em consonância com as Diretrizes da Educação Escolar Quilombola, do Documento Curricular do Tocantins e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos.

Comentários (0)