Escolas Estaduais oferecem oportunidade para quem não estudou na idade certa

Para estudar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) é preciso ter idade a partir dos 15 anos para a segunda fase de ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio

Crédito: Mateus Oliveira /Governo do Tocantins

Que tal voltar para a sala de aula e recuperar os estudos? A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desponta como uma oportunidade para quem não teve a oportunidade de cursar ou concluir seus estudos na idade ideal. Além do ensino regular, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), oferta a EJA em 136 unidades escolares em todo o Estado.

 

Com a Educação de Jovens e Adultos, aqueles que não tiveram acesso aos estudos ou continuidade na idade certa poderão cursar os ensinos fundamental e médio. O Tocantins garante as vagas na modalidade EJA, considerando as características peculiares dos estudantes, como interesses, condições de vida e de trabalho.

 

O público específico para ingresso nesse ensino são os jovens com idade mínima de 15 anos para o 2° segmento (Ensino fundamental séries finais) e 18 anos 3° segmento (Ensino Médio).

 

Conforme a diretora de Modalidades Educacionais, Rosângela Ribeiro de Sousa Leitão, os interessados podem procurar a unidade escolar, e havendo vaga no segmento desejado, se matricular de imediato.

 

Confira a lista de escolas que ofertam a EJA https://central.to.gov.br/download/342119

 

Encceja

Vale ressaltar que, além do ensino presencial, os estudantes ainda têm a oportunidade de realizarem a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que ocorre uma vez por ano. Os candidatos realizam quatro provas e uma redação. Neste ano, o Encceja será realizado no dia 27 de agosto.

 

As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a emissão do certificado de ensino fundamental e médio, no Tocantins, pela Seduc.

Comentários (0)