Escolas indígenas e quilombolas recebem instalação de biodigestores

Iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Tocantins e já beneficiou cerca de 350 estudantes

Crédito: Gabriela Carneiro/Governo do Tocantins

Quatro escolas indígenas e quilombolas receberam a instalação de biogestores na última semana. A mais recente foi na Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos, na Comunidade Quilombola Mumbuca, situada em Mateiros, região do Jalapão. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, via Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), a ação é desenvolvida deste o início de setembro e já beneficiou cerca de 350 estudantes nos municípios de Tocantínia, Chapada de Natividade e Mateiros.

 

Ainda segundo a secretaria, a iniciativa visa unir a tecnologia às matérias interdisciplinares nas escolas das comunidades. Com um sistema orientado para a  sustentabilidade, os biodigestores utilizam resíduos sólidos, como orgânicos e esterco, que são transformados em gás de cozinha e biofertilizantes.

 

"É um marco para o Estado, pois somos os primeiro a trazer essa tecnologia sustentável para as escolas públicas do Tocantins. Estamos felizes em contemplar nossos estudantes com os biodigestores", comemorou o secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente.

Comentários (0)