Escritórios de advocacia: como crescer em tempos difíceis?

Os advogados, profissionais e bancas que estão crescendo em tempos difíceis geralmente contam com características em comum. Saiba quais:

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Mesmo em um cenário de crise, há escritórios de advocacia que continuam se destacando no mercado jurídico. Os advogados, profissionais e bancas que estão crescendo em tempos difíceis geralmente contam com características em comum: além de gerar maior percepção de valor ao cliente, esses profissionais e escritórios estão investindo em ferramentas de gestão e marketing.

 

Infelizmente, não há nenhuma receita de sucesso que seja capaz de evitar a crise. Porém, existem estratégias que podem blindar escritórios de advocacia possibilitando o crescimento mesmo em cenários desafiadores. 

 

Tenha um bom controle financeiro

 

Em épocas de adversidades, é comum ver escritórios cortando gastos de forma arbitrária. Porém, antes de eliminar despesas, o ideal é fazer um bom controle financeiro. É essencial que o advogado conheça as despesas fixas e variáveis do escritório, bem como, faça um bom monitoramento do seu fluxo de caixa e capital de giro. Ter ferramentas como um software jurídico, por exemplo, pode facilitar manter o financeiro em dia evitando ser pego de surpresa. Não raramente, advogados que realizam uma boa gestão financeira são capazes de otimizar as contas sem que para isso seja preciso cortar gastos sensíveis. Afinal, medidas desse tipo comprometem todo o clima organizacional da banca.

 

Corte gastos de forma estratégica

 

Para crescer em tempos de crise, uma boa estratégia é blindar o financeiro do escritório. Em outras palavras, recomenda-se realizar alguns cortes estratégicos no orçamento que não comprometam a qualidade dos serviços jurídicos, tampouco o rendimento do time. Afinal, a forma mais rápida de conseguir recursos é por meio do corte de gastos.

 

Para minimizar as despesas de forma estratégica, vale a pena rever gastos com materiais de escritório ou o plano de internet. Negociar serviços como telefone e internet diretamente com as operadoras pode ser uma maneira de obter descontos que podem fazer a diferença no orçamento. Uma boa dica é pensar nos gastos ligados às atividades principais do escritório e, então, buscar alternativas mais baratas para essas despesas.

 

Melhore o relacionamento com seus clientes

 

Philip Kotler, um dos maiores especialistas de marketing do mundo, já comprovou que conquistar um cliente pode custar muito mais caro do que fidelizar a atual cartela. No entanto, quando se trata da advocacia, os serviços possuem natureza pontual. Assim, o advogado deve investir em um atendimento de excelência que torne seu escritório memorável diante da concorrência. Quando o advogado é capaz de entregar valor ao seu cliente e surpreendê-lo, tem mais chances de conquistar boas indicações no mercado, além de ser solicitado para novas demandas de um mesmo cliente.

 

Um bom atendimento na advocacia significa ser ágil e ao mesmo tempo pessoal. A confiança é um dos principais elementos que devem estar presentes no relacionamento entre clientes e advogados. Por isso, é necessário prestar um suporte assertivo, que garanta ao cliente que ele está sendo assessorado com o máximo de diligência.

 

Conciliar o atendimento de clientes com uma agenda atribulada, como todo advogado sabe, é um dos maiores desafios da profissão. Por isso, contar com ferramentas que auxiliem no contato, no suporte e no envio de relatórios é essencial. Com o desenvolvimento da tecnologia, todo advogado tem acesso a recursos como o software para advogados, que auxilia na estruturação de um atendimento de qualidade.

 

Além de concentrarem os contatos em um mesmo local de forma organizada e acessível, os softwares jurídicos mais completos contam com área do cliente na qual o contratante acessa informações referentes ao status dos processos via Internet, sem a necessidade de contatar o escritório.

 

Aposte no marketing jurídico

 

O marketing jurídico é uma alternativa bastante eficiente para promover seu escritório. Ao implementar essas ações de marketing  o advogado consegue se conectar com potenciais clientes de forma simples e inclusive fechar parcerias. Embora criar uma página nas redes sociais não tenha qualquer custo, é essencial estar de olho nas restrições do Código de Ética, bem como, postar conteúdo de qualidade e otimizado para conseguir bons resultados.

 

Muitos advogados erram ao escolher diversos canais sem qualquer critério. Deve-se ressaltar que produzir conteúdo, otimizá-lo e compartilhar a mensagem consome tempo e recursos. Logo é fundamental construir uma estratégia focada em potenciais clientes e parceiros antes de tomar qualquer medida.

 

Investimento em tecnologia

 

A tecnologia já faz parte do dia a dia da maioria dos advogados e tornou-se um caminho sem volta. A cada dia, novos recursos são lançados no mercado visando melhorar a produtividade e a agilidade dos escritórios. É essencial que o advogado acompanhe essas mudanças e repense as rotinas de seu escritório de forma profissionalizada.

 

O uso de um sistema automatizado, por exemplo, é o primeiro passo para organizar as práticas do escritório, automatizar atividades de suporte e garantir mais agilidade à banca. São diversas as opções e nem sempre é fácil escolher o melhor software jurídico para o escritório. Uma boa dica é pesquisar a reputação da ferramenta, bem como, avaliar quais funcionalidades atendem melhor as necessidades da banca.

 

Todo escritório está suscetível aos impactos da crise. No entanto, possuir visão de mercado e investir de forma inteligente protege a banca e garante o sucesso mesmo em um cenários desafiadores. 

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