Escudos: programa de prevenção às drogas percorre municípios do Tocantins

Contando com a parceria de parlamentares e do Estado, programa percorrerá os municípios entre os meses de março e abril levando formações sobre cuidados e prevenção às drogas

Crédito: Divulgação/Recriar Vidas

Iniciou nessa quinta-feira, 10, em Araguacema, a caranava do Programa Escola de Formação em Cuidados Sociais (Escudos). O evento aconteceu no Centro de Eventos da cidade e contou com a participação do Prefeito Marquinho, do Diretor Geral do Instituto Recriar Vidas, Ricardo Ribeirinha, do Gerente de Prevenção Contra as Drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça, Ronan Dorneles e representantes da Câmara Municipal. Os recursos para as ações são provenientes de emenda parlamentar da Deputada Estadual Claudia Lelis.

 

A caravana percorrerá 12 municípios nesta etapa do programa. Além de Araguacema, as cidades de Divinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Chapada da Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Aurora, Lavandeira e Taguatinga receberão as ações que preveem seminários, palestras e entrega de conteúdos para formação de educadores e das redes locais de proteção social, como CRAS e saúde.

 

Mesmo não podendo participar pessoalmente do evento, a deputada Claudia Lelis gravou um vídeo destacando o compromisso com uma demanda que tem sido recorrente em seu gabinete, que é a procura de líderes para apoio na implementação de ações de cuidados e prevenção às drogas.

 

De acordo com o Diretor-geral do Instituto, com os problemas já existentes de consumo de drogas e o agravamento das questões relacionadas aos fatores psicossociais pós pandemia, como ansiedade, depressão, ideação suicida, automutilação, entre outros, tem crescido a demanda por ações dessa natureza, o que é preocupante e necessita uma atenção especializada e ainda maior de todos os setores da sociedade.

 

“Olha aqui em Araguacema. Inicialmente, a ação previa a capacitação de 30 pessoas para cada cidade, mas devido à grande procura já na abertura, o evento conta com a participação de mais de 200 pessoas só aqui. Se tinhamos uma previsão de atender 400 pessoas com as formações, esse número ao final será 3 vezes maior. As pessoas precisam e estão em busca de ajuda, respostas responsáveis sobre os problemas de violência, uso de drogas, emocionais que estão enfrentando. É um programa social de extrema relevância, necessário, e agradecemos a parceria da Deputada Claudia Lelis por entender a importância do projeto para as cidades contempladas. Chegaremos nos 139 municípios”, afirmou Ribeirinha.

 

Para a primeira-dama e Secretária de Assistência Social de Araguacema, Fabíola Pereira Dias Moraes, “o programa é de extrema importância porque estes problemas de natureza socioemocionais que atingem os jovens estão atingindo as crianças também. Aqui os problemas com drogas e violência têm crescido de forma assustadora. Eu sou mãe, professora, e vejo que é sim com este tipo de formação, especialmente pra nós lidarmos da forma correta com os problemas, de forma profissional”.

 

A psicóloga da cidade de Araguacema, Hilary Caroline Rodrigues Resende, afirmou que “todo esse processo trouxe infelizmente muitos problemas pra saúde mental das pessoas. Neste retorno a normalidade das ações do cotidiano, e temos visto que é visível os problemas que todos estão enfrentando, de ansiedade, depressão, uso extrapolado das redes sociais. Gostaria de destacar a relevância de eventos como este, para ajudar na compreensão, identificação e possivel intervenção do poder público para ajudar as pessoas com estes problemas. Obrigado ao Instituto Recriar Vidas pela oportunidade”.

 

Pesquisas e programação


Ainda como parte do programa, foram realizadas pesquisas nas 12 cidades que receberão as formações. Os resultados já foram entregues à Secretaria da Cidadania e Justiça, e servirão de subsídio para implementação de diversas outras ações de prevenção e intervenção que deverão ser realizadas. Após as formações, serão apresentados os dados estatísticos dessas pesquisas e o contingente total de pessoas atendidas e que serão certificadas.

 

A intenção é que as cidades após os seminários implantem projetos permanentes de prevenção as drogas e outras ações de mitigação de risco social de crianças, jovens e adultos. Na programação, são abordados os temas: “vulnerabilidades e contexto atual sobre o consumo de substâncias psicoativas”, “fatores psicossociais e o uso de drogas”, e os “desafios institucionais para prevenir o consumo de drogas”. A equipe dos profissionais que farão as formações é composta por educadores, psicólogos, especialistas, mestres e doutores, com destaque para Dra. Haréli Cecchin, doutora e pesquisadora sobre suicídio.

 

Ao final, a caravana deverá atender centenas de pessoas, levando informações atuais e relevantes, alinhados aos princípios estabelecidos pela Secretaria de Cidadania e Justiça, Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas – SENAPRED, bem como pelos Objetivos de Desenvolvilmento estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU. Também são parceiros do programa o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas – UNODC, a Deputada Federal Professora Dorinha, o Deputado Federal Eli Borges e o Deputado Estadual Cleiton Cardoso, que disponibilizou recursos para pesquisas nestas cidades.

Comentários (0)