Estado abre edital para projetos de políticas públicas para mulheres

Termos de Convênios terão por objeto a concessão de apoio financeiro a entes da administração pública direta municipal de gestão de políticas para as mulheres

Crédito: Carlos Eller/Governo do Tocantins

 

Órgãos ou entidades públicas que têm interesse em assinar um termo de convênio com a Secretaria da Mulher para executar projetos voltados ao fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM) têm até o dia 7 de junho para enviarem suas propostas. O edital de Chamamento Público foi publicado na edição nº 6577 do Diário Oficial do Estado e podem concorrer municípios que possuem existência de Organismos de Políticas para as Mulheres, que já tenham constituído ou que estão em fase de constituição do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM) e que atendam os requisitos inseridos no Decreto Estadual 5.815/2028.

 

A parceria com a Secretaria de Estado da Mulher se dará por meio da formalização de Termos de Convênio, visando a execução de projetos que promovam a igualdade de gênero e os direitos das mulheres. As ações incluem desenvolver, articular e implementar programas em parceria com organismos governamentais, sociedade civil e movimentos sociais; além de fomentar a participação política das mulheres.

 

Os Termos de Convênios oferecerão apoio financeiro para a aquisição de móveis e equipamentos de informática, como computadores, notebooks, impressoras e monitores, destinados aos entes da administração pública direta municipal de gestão de políticas para as mulheres selecionadas neste edital.

 

No atual contexto de criação da Secretaria de Estado da Mulher, o Governo do Tocantins busca fortalecer as relações e ampliar a capilaridade das políticas públicas para as mulheres. Esta estratégia visa enfrentar as dificuldades financeiras dos municípios que acabam deixando a população feminina à margem da implantação das políticas públicas estaduais. A Diretoria de Políticas para as Mulheres e Relações Sociais (DPMRS) da Secretaria de Estado da Mulher é a principal responsável pela execução desta importante estratégia.

 

As propostas apresentadas devem focar no enfrentamento das assimetrias históricas que impedem a igualdade de gênero, promovendo a autonomia das mulheres, igualdade efetiva entre mulheres e homens, respeito à diversidade, combate a todas as formas de discriminação, laicidade do Estado, universalidade dos serviços e benefícios oferecidos pelo Estado, participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas, e transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.

 

São elegíveis para a apresentação de propostas neste edital, os entes da administração pública direta, municipal de gestão de políticas para as mulheres que tenham cadastro na Plataforma TransfereTO.

 

Todas as etapas e detalhes adicionais podem ser consultados no edital completo, disponível no site da Secretaria de Estado da Mulher. As propostas devem ser apresentadas até 15 dias corridos após a publicação do edital. 

 

O edital completo pode ser conferido aqui.

 

 

Comentários (0)