O Governo do Tocantins iniciou os preparativos para a Temporada de Praia 2025 com uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 9, na sede da Secretaria de Turismo (Setur), em Palmas. O encontro contou com a participação de representantes de órgãos estaduais, federais e municipais que compõem o Comitê Gestor da temporada e teve como objetivo alinhar as ações que serão desenvolvidas nos municípios durante o período.
Coordenada pela Setur, a Temporada de Praia é uma das principais iniciativas do governo para movimentar o turismo e a economia local, com apoio de diversas instituições. De acordo com o secretário de Turismo, Hercy Filho, o sucesso da temporada depende da atuação integrada entre os parceiros. “É uma determinação do governador Wanderlei Barbosa que nossas praias sejam cada vez mais atrativas, com segurança, geração de emprego e renda, e que recebam turistas de todo o país”, afirmou.
Na edição de 2024, a Temporada de Praia movimentou aproximadamente R$ 723 milhões, gerou cerca de três mil empregos diretos e contou com mais de R$ 35 milhões em investimentos estaduais em infraestrutura, beneficiando mais de 40 municípios.
Durante a reunião, o superintendente-substituto do Patrimônio da União no Tocantins (SPU-TO), Rafael Amorim, destacou que grande parte das praias está situada em áreas de domínio da União, o que exige regularização para uso temporário. Em 2024, foram concedidas 45 permissões de uso, e para 2025 são estimadas entre 37 e 50 outorgas, além da ampliação da fiscalização — de 25 praias visitadas no ano passado para 30 a 35 neste ano.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) também terá papel fundamental. Representante do órgão, Enildo de Jesus explicou que haverá reforço na logística e segurança viária, com ações educativas voltadas à manutenção de veículos, uso correto de dispositivos de segurança, como cintos e cadeirinhas, e orientações contra o consumo de álcool. Em parceria com a Agência Tocantinense de Regulação (ATR), o Detran também vai intensificar a fiscalização do transporte de passageiros.
Participaram da reunião representantes da Setur, SPU-TO, Secretaria da Comunicação (Secom), Sebrae Tocantins, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Cidadania e Justiça, Polícia Militar, Detran-TO, Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Agência de Fomento do Tocantins (Fomento-TO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Rádio Tocantins FM.
Comentários (0)