Estado descarta venda da Energisa e anuncia empréstimo a servidores com juros baixos

Ações da concessionária geram R$ 70 milhões/ano aos cofres; Igeprev libera 1.100 aposentadorias e ofertará crédito com menor taxa do mercado

Crédito: Divulgação/T1 Notícias

Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 24, no Palácio Araguaia, o governador em exercício Laurez Moreira (PSD) descartou a venda das ações do Estado na Energisa. Segundo ele, a participação acionária rende cerca de R$ 70 milhões por ano aos cofres públicos e será mantida. Laurez afirmou que, em vez de vender patrimônio para cobrir despesas – medida que, segundo ele, chegou a ser cogitada na gestão anterior – , o governo optou por reduzir gastos. Entre as iniciativas, citou a diminuição das despesas com serviço aéreo para 33% do que era gasto anteriormente, com meta de manter o custeio abaixo de 20%.

 

Igeprev

O governador apresentou ainda a situação do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), informando que uma força-tarefa já analisou 1.100 processos de aposentadoria que estavam parados, alguns há até dois anos, e liberou o início do crédito para esses servidores. Outros 1.645 processos devem ser atualizados até o fim do ano e a determinação é que, após o deferimento, cada aposentadoria seja paga em até 90 dias, prazo máximo para que os valores passem a cair na conta do beneficiário.

 

Foi pontuado também que 84% dos investimentos do Igeprev estão aplicados em fundos de renda pública, dos quais 77% são fundos federais.

 

Outro anúncio foi a intenção de autorizar o uso de até 10% do Fundo Previdenciário para ofertar empréstimos aos servidores públicos. Atualmente, a menor taxa disponível é a do Banco do Brasil, de 2,35% ao mês; a projeção do governo é operar com juros em torno de 1,4%.

 

Ao T1 Notícias, o secretário estadual da Administração, Marcos Duarte, garantiu que não há risco para os servidores no recebimento da folha salarial pelo BRB.

 

Presenças

Também estiveram presentes na coletiva o presidente do TCE-TO, Alberto Servilha; a presidente do TJTO, Maysa Vendramini; o procurador-geral Abel Andrade Leal Júnior; a presidente do Igeprev, Bárbara Jesuína; o conselheiro estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Couto; além dos secretários de Estado da Administração e do Planejamento, Marcos Duarte e Ronaldo Dimas, respectivamente, entre outras autoridades.

Comentários (0)