Estado destinará R$ 13 mi para centro de atendimento a pessoas com TEA em Palmas

Termo de compromisso firmado com o INDSH prevê inauguração do centro especializado no atendimento a pessoas com TEA em até 90 dias

Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins firmou, nesta quarta-feira, 2, um Termo de Compromisso com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) para a destinação de R$ 13 milhões à implantação do Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Palmas. O repasse, realizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), prevê a implementação da unidade em até 90 dias. A assinatura ocorreu durante o 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, no auditório da OAB Tocantins, como parte das ações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

 

O documento formaliza a parceria entre o Estado e o INDSH, organização responsável pela gestão de instituições de saúde públicas e privadas. O instituto já administra o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Ciir), no Pará, e apresentou o projeto do Cetea ao governo estadual em dezembro de 2024, no Palácio Araguaia. Na ocasião, foi autorizada a viabilização do novo centro, que será referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Tocantins.

 

Presente na cerimônia de assinatura, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que a instalação do Centro Especializado representa um marco para a promoção do atendimento multidisciplinar necessário para pessoas com o espectro. “Este espaço será composto por profissionais qualificados e com ferramentas adequadas para identificar e oferecer o tratamento adequado. O compromisso do nosso Governo é ser referência na assistência à saúde e à educação de pessoas com TEA, não somente em Palmas, mas em todo o estado. Queremos que vocês, familiares, assim como eu, que tenho pessoas com o espectro na minha família, acompanhem a criação e o funcionamento do Cetea. Não deixem de participar e aproveitem os serviços”, reforçou.

 

O presidente-executivo do INDSH, José Carlos Rizoli, ressaltou a importância da implementação do Cetea no Tocantins. “Existe uma estatística que aponta para dois milhões de pessoas com autismo no Brasil, mas há contestação deste número, dizendo que já são quatros milhões, considerando as pessoas ainda não diagnosticadas. Portanto, há uma grande população que precisa ter acesso ao tratamento qualificado. O Cetea traz um enorme avanço no atendimento, na formação de equipes e no cuidado integral em relação ao diagnóstico do espectro autista. O INDSH assume uma grande responsabilidade em manter esse modelo, já bem-sucedido em outras regiões do país, aqui no Tocantins. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa pela confiança e por nos permitir colaborar no avanço dos direitos fundamentais”, disse.

 

Serviço intermediado pela SES/TO

Após a instalação da unidade, serão efetuados o gerenciamento, a operacionalização e a execução de atividades e serviços de saúde e reabilitação da pessoa com TEA, por intermédio da SES/TO. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, afirmou que o centro está em desenvolvimento há cerca de um ano e, agora, está consolidado para proporcionar avanços no tratamento e oferecer uma melhor assistência para a comunidade. "A Secretaria de Estado da Saúde também criou a Superintendência da Pessoa com Deficiência, onde buscamos promover políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e assim fortalecer ainda mais a atenção, a conscientização, o acolhimento e o cuidado”, acrescentou.

 

INDSH

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) é uma Organização Social de Saúde (OSS) focada na gestão de hospitais, clínicas, unidades de referência e de pronto-atendimento e atua desde a década de 1950. A entidade presta serviços nas áreas de assistência social e saúde, na promoção do bem-estar do paciente e de uma boa gestão médico-hospitalar.

 

Comentários ()