O governador em exercício, Laurez Moreira, se reuniu em Brasília (DF) com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para tratar da abertura de linhas de microcrédito voltadas ao financiamento de projetos no setor rural em todo o estado. A agenda foi nesta terça-feira, 23.
O encontro teve como objetivo melhorar as condições de vida e de trabalho dos pequenos produtores, especialmente agricultores familiares e empreendedores do campo, diante da carência de investimentos públicos para esse grupo.
“O Tocantins é referência nacional no agro, especialmente na produção de bovinos, mas precisamos fortalecer também o pequeno produtor. É ele quem movimenta a economia local e garante o sustento de muitas famílias no interior do estado”, afirmou Laurez Moreira.
Segundo o governador, a principal proposta é viabilizar o acesso ao microcrédito rural, mas seu governo mantém o compromisso de atender toda a população, com foco na inclusão e no desenvolvimento equilibrado.
Carlos Antônio Vieira Fernandes apresentou as linhas de crédito disponíveis na Caixa e os procedimentos para viabilizar os contratos de financiamento. O presidente destacou que o microcrédito é orientado e depende de um plano de negócio para ser liberado. “É nossa satisfação poder expandir o modelo do microcrédito orientado da Caixa Econômica. É um programa extremamente importante que a Caixa lança a pedido do presidente Lula, e que tem sido um sucesso em várias regiões. Agora, com a sua ação e com a ação de parlamentares, nós vamos fazer acontecer também no Tocantins”, afirmou.
Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 30 mil Cadastros de Agricultura Familiar (CAFs), número que pode ser ampliado com mutirões da Caixa, necessários para acessar linhas de microcrédito como as do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
Participaram ainda da reunião o senador Irajá Abreu; o deputado federal Tiago Dimas; e os secretários estaduais Ronaldo Dimas (Planejamento e Orçamento), Hércules Jackson Santos (Educação), César Halum (Agricultura e Pecuária), Juarez Moreira (Esportes e Juventude) e Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas (subprocurador do Tocantins em Brasília e responsável interinamente pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília)
Comentários (0)