Estado firma parceria com agência americana para modernizar serviços digitais

Investimento permitirá à ATI desenvolver e implementar um plano detalhado para modernizar e expandir a infraestrutura digital do Tocantins

Crédito: Divulgação/ATI

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), garantiu um investimento de US$ 838 mil da Agência de Desenvolvimento Comercial dos Estados Unidos (USTDA) para modernizar sua infraestrutura tecnológica. A parceria foi formalizada em 22 de agosto com a assinatura de um Termo de Acordo e visa garantir eficiência nos serviços públicos digitais. 

 

“A USTDA tem orgulho de apoiar o estado do Tocantins em seus objetivos de avançar na conectividade e no governo eletrônico por meio da implantação de tecnologias e serviços digitais modernos”, afirmou a diretora da USTDA, Enoh T. Ebong, que destacou ainda que as empresas americans são líderes no setor e estão bem posicionadas para atender aos objetivos do Estado de ampliar a conectividade e a cibersegurança para seus cidadãos. "Nossa colaboração com o Tocantins é duradoura e continuará a trazer frutos por meio dessa parceria renovada”, completou. 

 

O investimento permitirá à ATI desenvolver e implementar um plano detalhado para modernizar e expandir a infraestrutura digital do Tocantins, além de assegurar maior velocidade e confiabilidade no processamento de dados. Além disso, o aporte fomentará melhorias em conectividade, armazenamento e cibersegurança, alinhando-se com o regimento interno da ATI, que prioriza a atualização contínua das tecnologias para oferecer serviços públicos mais ágeis e seguros.

 

O presidente da ATI Tocantins, Alírio Felix, ressaltou a importância deste investimento: “Esse aporte representa um marco significativo para o Tocantins, acelerando a modernização dos nossos serviços públicos. Ele está em plena consonância com nossa missão de inovar e promover a eficiência no governo digital, tornando nossos serviços mais acessíveis e avançados. Este passo reafirma nosso compromisso em colocar o Tocantins na vanguarda da tecnologia e na governança digital; e demonstra a confiança que grandes nações, como os Estados Unidos, têm na nossa capacidade de liderar essa transformação”, afirmou.

 

Este apoio da USTDA também se alinha com as prioridades do governo Biden-Harris, incluindo a Parceria para Infraestrutura Global e Investimento e a Parceria para Conectividade Digital e Cibersegurança (DCCP), que visam reduzir a lacuna de infraestrutura e promover a modernização digital em países parceiros.
 

O investimento, realizado na forma de crédito, está disponível para que empresas americanas interessadas em participar do projeto possam enviar suas propostas para a assistência técnica financiada pela USTDA, no site www.ustda.gov/work/bid-on-an-overseas-project.
 

 

Comentários (0)