Estado iniciará em fevereiro obras de sinalização viária em 26 municípios

Investimento de quase R$ 15 milhões, anunciado pelo Detran, prevê reforço da segurança no trânsito e redução de acidentes nas cidades contempladas

Crédito: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins anunciou que as ações de melhoria da sinalização viária em 26 municípios do estado terão início em fevereiro, após a assinatura da Ordem de Serviço realizada nesta terça-feira, 27, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O investimento é de quase R$ 15 milhões e será executado por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), com foco no reforço da segurança no trânsito e na redução de acidentes.

 

Segundo o governo, os recursos serão aplicados na implantação e revitalização da sinalização horizontal e vertical, tanto em trechos urbanos quanto em rodovias estaduais que cortam os municípios, incluindo a aquisição de mais de sete mil equipamentos de sinalização. A iniciativa busca melhorar a organização do trânsito, a orientação de condutores e pedestres e contribuir para a diminuição de sinistros e mortes no trânsito.

 

Durante o anúncio, o governador destacou que o controle de velocidade e a organização do trânsito são medidas essenciais para a segurança da população e afirmou que a intenção é ampliar o projeto para todos os municípios tocantinenses. Wanderlei Barbosa também informou que determinou ao Detran a elaboração de um projeto específico de mobilidade urbana em parceria com a Prefeitura de Palmas.

 

"O controle de velocidade no perímetro urbano é fundamental para a melhoria do trânsito e da mobilidade, além de contribuir diretamente para a redução de acidentes. Com velocidades mais adequadas e maior segurança viária, diminuímos os sinistros e o impacto sobre o sistema de saúde. Já determinei que o Detran, em parceria com a Prefeitura de Palmas, desenvolva um projeto de mobilidade voltado ao fortalecimento da segurança viária na Capital. A organização do trânsito e do espaço urbano é uma responsabilidade compartilhada entre o Estado e os municípios, e essa parceria é essencial para garantir condições mais seguras para a população", disse. 

 

O presidente do Detran/TO, Hercy Filho, explicou que os municípios foram selecionados a partir de critérios técnicos, considerando a relação entre o fluxo de veículos e a sinalização existente. Ele ressaltou que a ação integra uma política permanente de fortalecimento da segurança viária e educação no trânsito.

 

Municípios contemplados

Serão beneficiados os municípios de Aliança do Tocantins, Araguacema, Araguaçu, Araguatins, Aparecida do Rio Negro, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Campos Lindos, Carrasco Bonito, Colmeia, Dianópolis, Filadélfia, Guaraí, Itacajá, Lagoa da Confusão, Miranorte, Paranã, Pedro Afonso, Taguatinga, Riachinho, Santa Terezinha do Tocantins, Sampaio, São Miguel do Tocantins, Tocantinópolis, Tupiratins e Xambioá.

 

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Cristalândia, Big Jow, agradeceu o apoio do Governo do Tocantins. Para os municípios, o custeio da sinalização viária representa um grande desafio, devido à limitação de recursos. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por este projeto, que amplia a segurança e o cuidado com a população e reforça o apoio às gestões locais. Represento aqui as 139 cidades tocantinenses e tenho certeza de que essa iniciativa, tão importante para a segurança, não ficará restrita a apenas 26 delas, mas em breve alcançará todo o estado”, afirmou.

 

“Guaraí está muito feliz em ser beneficiada com essa ação, que vai melhorar a sinalização da nossa cidade e contribuir para a redução do número de acidentes e para um trânsito mais seguro, o que é muito valioso para nós. Quero agradecer ao governador Wanderlei Barbosa pelo suporte”, expressou a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho.

 

Presenças

O evento contou com a presença do deputado federal Carlos Gaguim (UB), do deputado estadual Vilmar de Oliveira (Solidariedade), do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), além de políticos, prefeitos dos municípios contemplados, presidentes de autarquias, secretários de Estado e outras autoridades.

 

Comentários (0)