Para fortalecer a qualidade de ensino para os indígenas das oito etnias do estado (Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança nesta terça-feira, 20, às 15 horas, no auditório do Colégio Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (Profe Indígena).
A educação indígena no Tocantins está presente em seis das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs), sendo elas: Gurupi, Pedro Afonso, Miracema, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis e Araguaína. São 96 escolas e 38 extensões, com 6.329 estudantes e 635 professores, que atendem os oito povos indígenas do Estado.
Durante o evento, serão apresentadas as diretrizes da nova política estadual de educação escolar indígena, que inclui alfabetização bilíngue; monitoramento e acompanhamento das escolas indígenas; e processos seletivos específicos para professores e diretores, além da construção de uma lista de obras prioritárias.
Também será lançado o "F@la Indígena", um canal de comunicação direto com as comunidades indígenas, que permitirá o envio de sugestões, elogios e denúncias.
Comentários (0)