Tutoriais com orientações sobre como solicitar e imprimir o Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa foram lançados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) nesta quinta-feira, 15, como meio de ampliar o acesso à informação e desburocratizar o processo para os idosos do estado. O cartão é uma política pública garantida pela legislação estadual e destinada a assegurar gratuidade ou desconto nas passagens de ônibus e transporte aquaviário entre municípios do Tocantins para pessoas idosas com renda de até dois salários-mínimos, conforme previsto nas normas estaduais.
Passo a passo
Os vídeos, disponibilizados no canal oficial da Setas no YouTube, foram produzidos com linguagem simples e exemplos práticos para facilitar o entendimento dos idosos e de seus familiares.
Entre os temas abordados nos vídeos estão:
- Quem tem direito ao Cartão do Idoso e quais critérios são exigidos;
- Documentos necessários para o cadastro;
- Passo a passo de como solicitar e imprimir o cartão pelo Portal de Serviços do Estado;
- Atendimento presencial nas unidades municipais de assistência social (Cras);
- Explicações sobre o uso do Cartão em viagens intermunicipais.
A técnica de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Kamila Pereira, disse que os vídeos também reforçam a importância do idoso ou responsável acompanhar o processo, seja on-line pelo Portal de Serviços do Estado, ou presencialmente nas secretarias municipais ou no Centro de Referência de Assistência Social mais próximo”.
Como acessar o serviço
O Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa pode ser solicitado on-line, por meio do Portal de Serviços do Governo do Tocantins, na seção de Assistência Social e no serviço Solicitar Cartão do Idoso Intermunicipal: https://servicos.to.gov.br/default.aspx
Presencialmente, nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios.
Novo sistema digital
Desde dezembro de 2025, o Governo do Tocantins implementou um sistema digital moderno para a emissão do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa, que pode ser acessado diretamente pela internet. A nova plataforma visa agilizar o atendimento, reduzir a burocracia e permitir que os próprios beneficiários ou seus representantes façam a solicitação e imprimam o documento com mais autonomia e dignidade.
Além dos vídeos explicativos, os municípios recebem suporte técnico para orientar os servidores que auxiliam os idosos no atendimento presencial, garantindo que cada pessoa tenha o suporte adequado durante o processo de cadastramento.
Comentários (0)