Estado paga adicional de insalubridade para profissionais contratados da Saúde

O montante de quase R$ 300 mil já foi efetivado na folha de pagamento deste mês e valores de adicional noturno serão incluídos no próximo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Descrição: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Neste mês, os profissionais de saúde contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) receberam os valores relativos à insalubridade, um direito já pago aos profissionais efetivos, que agora foi estendido aos em regime de contrato. O montante de quase R$ 300 mil foi incorporado aos vencimentos dos profissionais, já os valores de adicional noturno serão incluídos na próxima folha de pagamento, de acordo com as escalas apresentadas pelas unidades hospitalares.

 

A ação soma-se a outras que pretendem enfatizar a importância destes profissionais. Dentre elas, a continuidade a todos os contratos temporários da pandemia da Covid-19. A SES absorveu em seu corpo técnico os 844 profissionais que trabalharam durante a pandemia nos leitos exclusivos para os pacientes acometidos pela doença. “Todos esses profissionais continuarão a trabalhar em nossos hospitais, um reconhecimento pelo empenho no momento em que mais precisamos e por estarmos ampliando os serviços de saúde em todas as nossas unidades  e isso demandar mão de obra qualificada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

 

A assistente social, Daiane Alves de Oliveira, que atua com contrato temporário no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), este mês já contabilizou o acréscimo no salário, fruto da incorporação da insalubridade em seus vencimentos. “O pagamento deste valor é o reconhecimento de um direito de todos os profissionais que atuam nos hospitais, nos dedicamos ao atendimento e sabemos dos riscos que temos no ambiente hospitalar”, disse.

 

Como solicitar

 

Para ter acesso ao pagamento de insalubridade, o profissional interessado deve procurar o departamento de Recursos Humanos da unidade onde é lotado e preencher o formulário de requerimento. Após isso, os hospitais encaminharão os documentos para análises das equipes da Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde, da SES, e ao ser aprovado será lançado na próxima folha de pagamento.

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