Estado paga folha dia 12 e Unitins segue calendário: veja datas de outros órgãos

Mudança em sistema contábil está travando o pagamento dos aposentados e dos servidores do TCE, mas salários saem até 6ª feira. MPE e TJ já pagaram. AL paga até 5º dia útil.

Estado e Unitins pagam salários no dia 12
Descrição: Estado e Unitins pagam salários no dia 12 Crédito: Secom Tocantins

O governo já afirmou diversas vezes que, por causa das dividas acumuladas e falta de dinheiro no caixa do estado, o salário dos servidores seria pago com atraso nos primeiros meses de 2015. Os servidores estaduais normalmente recebiam no dia 1 de cada mês, mas, como no pagamento de dezembro feito no mês de janeiro, o salário só cairá no próximo dia 12.

 

Para verificar o impacto dessa medida em outros órgãos, o T1 Notícias entrou em contato com algumas instituições questionando se o calendário de pagamento da folha do Estado afetaria o pagamento dos servidores de outros locais.

 

A Unitins informou ao T1 que vai seguir o calendário do Estado e, portanto, seus servidores só receberão os salários no próximo dia 12. Já o Ministério Público Estadual (MPE) afirmou que o pagamento foi liberado na conta dos servidores no último sábado, dia 31.

 

A Assembleia Legislativa (AL) afirmou ao T1 que o pagamento dos funcionários do órgão sairá até o quinto dia útil do mês, ou seja, a previsão é que o dinheiro esteja na conta dos funcionários até a próxima sexta-feira, 6.

 

O Tribunal de Justiça (TJ) disse que a folha de janeiro foi paga ainda no final de semana, na virada do mês, como de costume. O TJ ressaltou que os pagamentos podem ser efetuados até o 5º dia útil, mas normalmente o Judiciário efetua no dia primeiro.

 

A previsão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é que pagamento dos servidores esteja na conta nesta quarta-feira, 4. O motivo seria uma alteração que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) está fazendo no SIAFEN, em função da nova contabilidade pública.

 

Pagamento dos aposentados

Argumentando também a alteração no sistema contábil, o Igeprev informou que o pagamento das aposentadorias será efetuado no máximo até o 5º dia útil, próxima sexta-feira.

 

“Já era para ter saído. Todavia está entrando em vigor um novo sistema de contabilidade e só ontem fiquei sabendo que a Sefaz tem que fazer um procedimento para enquadrar. Mas estamos providenciando isso com a maior brevidade possível”, disse o presidente do Igeprev, Jacques Silva.

 

Ele ressaltou que o Igeprev não tem recurso do tesouro do Estado e, portanto, não tem interferência do calendário estadual de pagamentos de folha.

Comentários (0)