Estado prevê entrega da 1ª etapa do Hospital Geral de Araguaína em julho deste ano

As obras de construção do HGA estão divididas em três etapas e para a primeira fase estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado

Barbosa visita obras do Hospital Regional de Araguaína no setor Jardim dos Ipês
Descrição: Barbosa visita obras do Hospital Regional de Araguaína no setor Jardim dos Ipês Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O Governo do Estado prevê entregar a primeira etapa do Hospital Geral de Araguaína (HGA) no mês de julho deste ano. A declaração foi dada pelo governador Wanderlei Barbosa, durante visita às obras da unidade no último sábado, 26.

 

"Estamos dando um impulso nas obras, foi duplicado o número de trabalhadores, queremos entregar a primeira etapa no mês de julho deste ano, porque sabemos das dificuldades que temos com saúde aqui em Araguaína. Nessa semana recebemos mais de 80 pessoas de outros estados no Hospital Regional e a falta de acomodação nos preocupa", disse Barbosa. 

 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, com a entrega do ambulatório será possível instalar vários departamentos no local. Ele explica que a conclusão das próximas etapas está prevista para dois anos, mas é possível que seja abreviado. Segundo ele, com a conclusão serão 400 leitos, com possibilidade de ampliação em mais 200. 

 

"É uma obra, que quando concluída vai mudar a concepção de estrutura de saúde que temos no Estado", ressaltou o secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano.

 

HGA

 

O HGA conta com uma área de 90 mil m² e quando concluído, terá 39 mil m² de área construída. As obras de construção estão divididas em três etapas e para a primeira fase estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado.

 

Concluída, a unidade contará com 400 leitos de unidade hospitalar e serão subdivididos da seguinte forma: 120 leitos para clínica médica; 87 para leitos de cirurgia; 70 para leitos de ortopedia; 11 para leitos de psiquiatria; dois para leitos de obstetrícia; dois para leitos de pediatria; 28 para leitos para especialidades diversas; 60 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário.

 

Além de setores de oncologia, diálise, laboratórios e área administrativa. A estrutura também terá unidade de Pronto Socorro, onde comportará um atendimento diário para mais de 150 pessoas.

 

 

Comentários (0)