Estado propõe redistribuição de vagas do concurso da Educação

Medida visa preencher cargos em municípios sem aprovados; proposta será analisada pelo Judiciário com previsão para 2026

Crédito: Mari Rios/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins está elaborando uma proposta para redistribuir vagas remanescentes do concurso da Educação, realizado em 2023. A medida visa preencher cargos em municípios onde não houve candidatos aprovados. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza um levantamento das vagas disponíveis no quadro de profissionais.  

 

A proposta, que está sendo construída em diálogo com o Ministério Público, será anexada a processos judiciais em andamento. Se homologada pelo Judiciário, a redistribuição seguirá um cronograma específico, com previsão de efetivação em janeiro de 2026. A iniciativa busca garantir o funcionamento adequado das escolas e melhorar a qualidade do ensino na rede estadual.

 

Uma comissão com representantes da Seduc, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Ministério Público acompanhará o processo para garantir transparência e legalidade.

 

Dados do concurso

  
O certame de 2023 recebeu 35.986 inscritos para 5.242 vagas, com cargos como professor da educação básica e coordenador pedagógico. Até agora, 4.217 profissionais foram convocados, e 8.093 candidatos foram classificados, sendo 3.721 aprovados dentro do número de vagas previstas no edital.

Comentários (0)