Estado realiza diagnóstico da pesca artesanal no Rio Tocantins, na região do Bico

O Tocantins possui um total de 7.033 pescadores em 37 colônias. A previsão é que as pesquisas sejam divulgadas em maio de 2018

A previsão é que as pesquisas sejam divulgadas em maio de 2018
Descrição: A previsão é que as pesquisas sejam divulgadas em maio de 2018 Crédito: Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Coordenação de Pesca e Aquicultura Federal no Tocantins, realiza, de 6 a 8 de novembro, o diagnóstico da pesca artesanal no Rio Tocantins, região do Bico do Papagaio. A equipe de pesquisa percorrerá os municípios de São Sebastião, Itaguatins e Tocantinópolis. A previsão é de que, até abril de 2018, sejam percorridos 14 municípios que margeiam o Rio Tocantins.

 

O Tocantins possui um total de 7.033 pescadores em 37 colônias. A previsão é que as pesquisas sejam divulgadas em maio de 2018.

 

No levantamento, os técnicos colhem informações relacionadas às principais espécies, tempo de pesca, práticas utilizadas, comercialização, atividades que realizam além da pesca, acesso a financiamentos, dentre outras questões.

 

Segundo o gerente de pesca da Seagro, Thiago Tardivo, o diagnóstico servirá de suporte para ações de políticas públicas do governo do Estado. “Na pesquisa, vamos conhecer melhor essa atividade pesqueira no Estado, além de buscar as condições para fomentar a atividade, baseado na realidade pesqueira de cada região”, explicou.

 

No Rio Araguaia foi feito o levantamento socioeconômico entre os meses de março a outubro de 2016, quando foram percorridos 11 municípios e quatro aldeias indígenas do Estado.

Comentários (0)