O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração (Ameto), com a parceria do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, realiza o I Fórum de Mineração do Estado. O evento está marcado para o dia 6 de dezembro no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, já sendo considerado um marco para o setor mineral, uma vez que o estado se destaca como a nova fronteira mineral do Brasil.
O Estado tem apresentado resultados atrativos no setor mineral de pedras preciosas, minerais minérios e metais de transição energética com os terras raras. Um exemplo é a região de Palmeirópolis, que tem se sobressaído nas pesquisas relacionadas aos depósitos de polimetálicos (zinco, cobre, prata, enxofre e ouro).
No sudeste do Estado, a mineradora Aura Minerals apresenta resultados expressivos na extração de ouro. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a produção de ouro no Tocantins ocorre sob os regimes de Concessão de Lavra e Permissão de Lavra Garimpeira (PLG). Em 2021, regime de concessão de lavra, o Tocantins ocupou o 9º lugar nacional na comercialização de produção beneficiou, 90 kg. Já em regime de PLG, no mesmo ano, alcançou a 4ª posição no ranking, com 230 kg.
Segundo dados da ANM, o Tocantins se destaca na produção de calcário e fosfato. O Estado produz calcário tanto para corretivo agrícola quanto para a fabricação de cimento e cal. Em 2023, considerando o Valor da Produção Beneficiada, o Estado ocupa o 4º lugar no ranking nacional. No caso do fosfato, o Tocantins também figura como um dos maiores produtores do país, sendo o 3º em produção bruta no ranking nacional.
Com dados positivos no setor mineral, o I Fórum de Mineração promete ser um marco histórico, contando com a participação de entidades públicas e privadas, representantes do governo federal e de importantes nomes do setor mineral. O evento promoverá um amplo debate sobre as tendências e perspectivas do segmento.
Sobre o Fórum
O I Fórum de Mineração do Tocantins será realizado em Palmas (TO) e contará com a presença de grandes mineradoras atuantes no Estado e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor mineral do Brasil.
Durante o evento, serão discutidas as principais tendências em tecnologia, pesquisa, softwares e outros produtos voltados à indústria mineral. Também serão apresentados dados sobre investimentos, fiscalização e gestão no setor.
Informações importantes:
• Inscrição: Gratuita e individual, porém as vagas no auditório são limitadas. https://forms.gle/fau5ZMXzuKqcuLDd7
• Exposição: Os participantes poderão conhecer uma exposição composta por minerais do Tocantins, como ouro, esmeralda, cristais diversos, fosfato, dentre outros , no hall de entrada do Palácio Araguaia.
• Código de vestimenta: Por se tratar de um evento de negócios, não será permitido o acesso trajando bermudas e chinelos.
Serviço:
O quê: I Fórum de Mineração do Estado do Tocantins
Data: 6 de dezembro
Horário: Das 8h às 18h
Local: Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Palmas (TO)
Comentários (0)