Estado realiza pela 1ª vez a medição de vazão e qualidade da água do Rio Azuis

A coleta ocorre nesta semana e recolhe dados precisos para medir a vazão anual do rio, além de monitorar se a seca que atinge a região sudeste do Tocantins afeta seu corpo hídrico

Técnicos avaliam vazão e qualidade da água
Descrição: Técnicos avaliam vazão e qualidade da água Crédito: Foto: Secom/TO

Pela primeira vez, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza a medição de vazão e qualidade da água do Rio Azuis, localizado no município de Aurora do Tocantins e considerado uns dos menores do mundo, por ter apenas 143 metros de extensão e derramar 0,5 m³ (metros cúbicos) de água por segundo.

 

A coleta ocorre nesta semana e recolhe dados precisos para medir a vazão anual do rio, além de monitorar se a seca que atinge a região sudeste do Tocantins afeta seu corpo hídrico. Recentemente, os técnicos do órgão estiveram no Rio Azuis e fizeram uma vistoria prévia.

 

Para realizar o trabalho de campo são utilizados os novos equipamentos adquiridos pela Semarh, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), incluindo sondas multiparâmetro, que enviam os dados para as 31 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) distribuídas em pontos estratégicos do Estado.

 

O gerente de Hidrometeorologia, Lorenzo Rigo Holsbach, ressaltou que as novas ações para conhecer as bacias hidrográficas do Tocantins fazem parte do plano estratégico da Semarh. “É importante conhecermos o que temos para realizarmos um monitoramente de quantidade e qualidade eficiente”, afirmou.

 

O rio está situado às margens da rodovia TO-110, bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga. Com uma extensão de apenas 143 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book. Possui uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo, com águas transparentes, com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela beleza exuberante.

 

(Com informações da Ascom/Semarh)

Comentários (0)