Estado renova contrato do Plansaúde com Unimed por mais 60 dias

Plano de saúde dos servidores público do Estado do Tocantins é da Unimed Centro-Oeste até março, quando o Governo fará a licitação para contratação de nova empresa.

Geferson Barros explica mudanças no processo de gestão do Plansaúde
Descrição: Geferson Barros explica mudanças no processo de gestão do Plansaúde Crédito: T1 Notícias

O secretário da Administração (Secad), Geferson Barros, anunciou na tarde desta quarta-feira, 31, em coletiva de imprensa no órgão, que vai manter o contrato com a operadora do Plansaúde – a Unimed Centro-Oeste por mais 60 dias. Segundo o secretário, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pediu a revisão e uma nova data para a licitação de uma empresa para a operacionalização do plano.

 

“Para que não haja interrupção nos serviços a serem prestados aos usuários, a gente sentou novamente com a Unimed Centro-Oeste e definimos uma nova data para o término do contrato deles. Também conversei com o sindicato, os prestadores de serviço e órgãos de controle. Todos entenderam que de fato o ideal que a gente faça manutenção com a Unimed até concluir o processo licitatório” disse.

 

O acordo foi definido entre operadora e o Governo do Estado e começa a valer a partir de amanhã, 1º de fevereiro, e se estende até o dia 30 de março. O adiamento do pregão a pedido da Procuradoria ocorreu, segundo o secretário, para que a Secad possa realizar mudanças no edital. As principais, conforme relatou, é incluir uma planilha de gastos mais detalhada e outra questão diz respeito ao pregão eletrônico, em vez de presencial.

 

Ainda de acordo com o secretário, oito empresas já teriam se interessado no pregão. Um novo edital deve sair ainda em fevereiro. “Nos próximos dias vamos publicar uma nova data” conferiu.

 

Estatização e sem aumento do Plano 

 

Geferson informou, ainda, que empresas responsáveis por planos de saúde como Unimed, Bradesco entre outras estão impedidas de concorrerem ao pregão, já que o Estado busca contratar apenas serviços de operacionalização, como call center, sistema de atendimento, auditoria médica e odontológica e materiais de expediente..

 

Para o secretário o motivo é que o Governo busca tornar o PlanSaúde totalmente estatizado o mais rápido possível. “Todo estudo técnico está sendo realizado com a comissão de reestruturação do plano para sua estatização” acrescentou.

 

Por fim, Geferson assegurou que não deve mudar os valores descontados no salário do servidor, pois, conforme o secretário, o governador Marcelo Miranda não quer penalizar o servidor.

 

Entenda

 

O contrato firmado entre o Governo do Tocantins e a Unimed Centro-Oeste finalizaria no último dia 12 de janeiro, data em que o Executivo estadual assumiria a gestão do plano, em parceria com uma nova empresa, selecionada por meio de licitação. Porém, naquela data, a gestão estadual resolveu prorrogar o contrato com a atual prestadora do Plansaúde por mais 15 dias (até 31 de janeiro), em razão de não ter concluído os trâmites administrativos no processo licitatório.

Comentários (0)