Estado terá doses extras da vacina tríplice viral; Palmas reforçará vacinação sábado

Doze Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), situados em diferentes regiões da cidade, irão funcionar das 8 às 14 horas para administrar as vacinas.

Crédito: Da web

Com o aumento constante no número de casos confirmados de sarampo em vários estados do país, a Secretaria da Saúde de Palmas, preocupada com a prevenção da doença, intensifica neste próximo sábado, 31, a vacinação contra a doença na cidade. Os profissionais de saúde farão um mutirão para imunizar as pessoas de seis meses até 49 anos, que não têm comprovação que já receberam a dose da vacina.

 

Durante o sábado, 12 Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), situados em diferentes regiões da cidade, irão funcionar das 8 às 14 horas para administrar as vacinas. Será também mais uma oportunidade para atualizar a situação vacinal do calendário básico de vacinação.

 

A enfermeira da Central de Vacinas de Palmas, Juliana Araújo, explica que a ação foi pensada considerando a situação epidemiológica do sarampo no país. “É necessário verificar e atualizar a situação vacinal contra o sarampo de crianças e adultos. Além disso, o Ministério da Saúde recomendou a vacinação antecipada de crianças com idade entre 06 e 11 meses e, nesse momento, todas as crianças nessa faixa etária devem receber a dose desta vacina”, reforçou.

 

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Saúde do Estado, disponibilizou cerca de 2.500 doses da vacina para a população de seis a 11 meses. Em uma semana de vacinação extra contra o sarampo, até o 275 crianças menores de um ano foram imunizadas e 1.640 com mais receberam a dose extra.

 

 

Acompanhem as unidades de saúde que estarão abertas no sábado.

 

 

1. Centro de Saúde da Comunidade Luiz Otaviani (Arno 33 / 307 Norte)

2. Centro de Saúde da Comunidade da Arno 41 (403 Norte)

3. Centro de Saúde da Comunidade da Arne 53 (406 Norte)

4. Centro de Saúde da Comunidade Loiane Moreno (Arse 24 / 210 Sul)

5. Centro de Saúde da Comunidade Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul)

6. Centro de Saúde da Comunidade Albertino Santos (Arse 101 / 1004 Sul )

7. Centro de Saúde da Comunidade Satilo Alves (Arso 111 / 1103 Sul)

8. Centro de Saúde da Comunidade José Hermes Damaso (Setor Sul )

9. Centro de Saúde da Comunidade do Jardim Aureny II

10. Centro de Saúde da Comunidade Lago Sul

11. Centro de Saúde da Comunidade Liberdade (Jardim Aureny III)

12. Centro de Saúde da Comunidade Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)

 

 

Secretarias de Saúde de todos os estados começaram a receber esta semana as doses extras da vacina tríplice viral, para garantir a imunização extra contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,6 milhão de doses estão sendo distribuídas.

 

Desse total, 960 mil e 907 doses foram enviadas para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo. O estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos e registra uma morte pela doença este ano, recebeu o maior número de doses (56%).

 

“A vítima foi um homem de 42 anos, que não tinha recebido nenhuma dose da vacina ao longo da vida, e tinha histórico de comorbidade, ou seja, com um quadro de várias doenças. Nessa faixa etária, a pessoa deve ter pelo menos uma dose da vacina”, informou o ministério.

 

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o ministério trabalha para erradicar a doença e recuperar o certificado de eliminação do sarampo no Brasil. “Para isso, a pasta tem atuado de forma integrada com os estados e municípios, para intensificar as ações de cobertura vacinal na rotina, além das vacinações de reforço nas crianças, que é a faixa etária com maior risco para complicação em decorrência da doença, e de bloqueio”, disse.

 

A vacina tríplice viral está disponível nos mais de 36 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Ela previne também contra rubéola e caxumba. (Com informações da Agência Brasil).

Comentários (0)