As inscrições para a tradicional Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros do Tocantins estão abertas a partir desta sexta-feira, 3 no site www.tonacorrida.com.br, Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), responsável pela organização e execução do evento, o encerramento das inscrições está previsto 19 de junho, ou em data anterior, caso seja atingido o limite técnico de 500 crianças ou adolescentes e 2000 adultos.
A Corrida do Fogo chega à sua 17ª edição e, diferentemente de anos anteriores, a competição será realizada pela manhã, com largada às 6h30. A mais tradicional prova de rua de Palmas traz uma inovação neste ano, pois dedicará um dia exclusivo para os pequenos corredores. A Corridinha do Fogo para crianças está marcada para o dia 29 de junho, às 17 horas com percursos que variam de 300 a 1500 metros de acordo com a faixa etária, que vai de 05 a 15 anos.
Para os adultos, os percursos serão a caminhada de 03 quilômetros e a corrida de 05 quilômetros para o público com idade igual ou superior a 16 anos; a corrida de 10 quilômetros para os competidores com idade igual ou superior a 18 anos. A escolha da distância será feita pelo atleta no momento da inscrição.
O subchefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Cléber José Borges Sobrinho, informa que além da Corridinha do Fogo no sábado, 29, será oferecido para as crianças passeio nas viaturas do Corpo de Bombeiros, vestir os uniformes do Corpo de Bombeiros para fazer fotos, e o tradicional banho no caminhão da Corporação. "Para o dia 30, a expectativa é a melhor, com a presença de atletas regionais e também do circuito nacional. Fora isso, ainda teremos sorteio de brindes", ressaltou Cléber ao convidar o público se inscrever na competição.
Lotes
Organizadas em lotes, as inscrições terão valores variados, sendo o 1º lote: aberto do dia 03/05 ao dia 10/05, com custo de R$ 99,00. O 2º lote: aberto do dia 11/05 ao dia 31/05, com custo de R$ 119,00. E o último e 3º lote: a partir do dia 01/06 ao término, e terá custo de R$ 129,00. Para as pessoas com idade de 60 anos ou mais, será concedido 50% no valor da inscrição, conforme preceituado na Lei Federal, no Estatuto do Idoso, sendo necessário para a retirada do kit a apresentação de cópia do documento original com foto.
Desde o ano passado, a Corrida do Fogo tem largada e chegada na nova sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida JK, em Palmas. Saindo no QCG dos bombeiros, o percurso segue pela Avenida NS-03, subindo e descendo pela Avenida LO-03 até à rotatória da NS-01, retornando pela NS-03 até a Avenida JK, e sobe a até à rotatória da Praça dos Girassóis com a Avenida NS-01, contorna e segue até ao canteiro central da Praça com a Avenida LO-02 e retornando para o QCG. Esse ano, o percurso de 10 km terá uma mudança: ao invés de fazer duas vezes o percurso de 5km, os competidores, ao chegarem no cruzamento da Avenida NS-03 com a Avenida JK, seguirão por 2,5 km em direção a Região Norte, retornando ao QCG.
O kit
O kit do Atleta será composto por número de peito contendo um chip descartável e alfinetes, camiseta especial para corrida nas opções de tamanho PP, P, M, G e GG, para adultos, e P, M e G infantil e P e M, para crianças e adolescentes; sendo que as mesmas estão sujeitas à disponibilidade de tamanho no momento da entrega e sacochila especial da corrida.
A entrega dos kits acontecerá entre os dias 28 a 29 de junho de 2024, em horários e local a definir, o qual será divulgado no site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins e redes sociais.
Premiação
Receberão troféu e premiação financeira os cinco primeiros colocados nas categorias Geral Masculino 10 km, Geral Feminino 10 km, Geral Masculino 05 km e Geral Feminino 05 km. Receberão troféu e premiação financeira os três primeiros colocados nas categorias Bombeiro Militar 05 km Bombeira Militar 05 km, 60 anos ou + Masculino 10 km e 60 anos ou + Feminino 10 km. Receberão troféus os três primeiros colocados nas faixas etárias geral masculino e geral feminino para os percursos de 10 km e 5 km. Receberão troféus os três primeiros colocados das categorias Bombeiro Equipado, Segurança Pública Masculino e Segurança Pública Feminino.
Categoria Segurança Pública
Na categoria Segurança Pública, poderão se inscrever e participar representantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Metropolitana, Agente de Trânsito e Agente Socioeducativo, com a devida comprovação quando a Comissão organizadora assim o exigir.
Corridinha do Fogo
O evento Mirim ocorre no dia 29 de junho, no estacionamento do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Palmas, com primeira largada às 17h. O percurso vai variar de 300m a 1500 metros, será marcado por voltas, sendo que cada volta tem 300m. Crianças de 5 anos darão uma volta; De 06 e 07 anos, duas voltas; 08, 09 e 10 anos darão três voltas; 11 e 12 anos darão quatro voltas e as faixas etárias de 13,14 e 15 anos percorrerão cinco voltas.
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