Estudantes da rede estadual e municipal de ensino retornam às aulas nesta 3ª feira

Depois das férias, as 503 escolas da rede estadual de ensino estão preparadas para acolher nesta terça-feira, 1º de agosto, os mais 142 mil alunos

Crédito: Mari Rios/Governo do Tocantins

Semana de volta às aulas. Depois das férias, as 503 escolas da rede estadual de ensino estão preparadas para acolher nesta terça-feira, 1º de agosto, os mais 142 mil alunos regularmente matriculados para o início do 2º semestre do ano letivo de 2023. Da mesma forma, em Palmas, são aguardados 44 mil estudantes.

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferta ensino fundamental e médio, que incluem diversas modalidades de ensino em suas unidades, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Indígena, Quilombola, do Campo, Integral, Especializada, Militar, Profissional e Socioeducativa.



O segundo semestre letivo conta com avaliações importantes que subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a exemplo da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.



Outra avaliação importante para os estudantes que estão em fase de conclusão do ensino médio, realizada no semestre, é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais formas de acesso ao ensino superior no país.



O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância desse momento de retomada das atividades escolares. “As equipes escolares passaram por formações e estão preparadas para receber os estudantes. É mais uma oportunidade para os jovens se envolverem em tudo aquilo que a escola oferece para ampliar o conhecimento, que vai muito além do ensino em sala de aula”.

 

Live de formação

Nesta terça-feira, 1º, às 8h30, será realizada a live com o tema “Plano Político Pedagógico (PPP): como estruturar a política de avaliação da aprendizagem” pelo canal da Seduc, no YouTube, e que tem como público-alvo professores e todas as equipes das unidades escolares da rede estadual de ensino.



A formação contará com a palestra de Celso Vasconcelos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), que abordará o tema “PPP – Como Estruturar a Política de Avaliação da Aprendizagem?” e também a palestra “Desenvolvimento Sociemocional e Avaliação: o trabalho da equipe multiprofissional”, com Isolda Pacine, diretora de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais da Seduc.

 

Prefeita lança Prêmio 

 

Na manhã desta segunda-feira, 31, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, acompanhou a capacitação dos profissionais da educação para o início do segundo semestre letivo de 2023. Na ocasião, a gestora lançou o Prêmio Profissionais da Educação, voltado para os servidores do ensino municipal e apresentou novas plataformas de aprendizado. “Vocês estão literalmente dando aula de como dar aula para todo o Brasil. A educação é uma importante ferramenta de transformação e eu tenho muito orgulho de vocês que fazem um trabalho tão qualificado. De nada adianta investimento em estrutura, material, se não investirmos nas pessoas”, lembrou a prefeita.

 

A regras do Prêmio Profissionais da Educação serão divulgadas em edital. Serão premiados os melhores resultados do SAEP 2023, divididos por categoria: Unidade Educacional, Profissionais da Educação, Técnicos Semed e educandos.

 

O evento, que acontece em uma casa de eventos, reúne mais de 400 servidores por turno. A secretária municipal da Educação, Fátima Sena, esteve presente na cerimônia e lembrou que a Prefeitura de Palmas possui um sistema próprio de avaliaçã, o SAEP - Sistema de Avaliação Educacional de Palmas. Otimista, ela disse que em breve a Capital será a primeira colocada nas séries finais e iniciais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Venho da sala de aula e me emociona em falar e viver a educação. Sou muito feliz com o time que temos”, comemorou.

 

 

Comentários (0)