Estudantes das escolas públicas do Tocantins participam de simulados para o Enem

No Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, em Palmas, além dos estudos das provas aplicadas nos anos anteriores, os professores estão promovendo simulados e focando na produção das redações

Alunos e professores reforçam conteúdos
Descrição: Alunos e professores reforçam conteúdos Crédito: Adilvan Nogueira

Estudantes das escolas estaduais do Tocantins dobram os esforços para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro. Nesta edição, se inscreveram 7.746,057 alunos em todo o país. No Tocantins, são 67.879 estudantes inscritos, sendo que destes, 6.619 estão em busca da certificação.

 

No Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, em Palmas, além dos estudos das provas aplicadas nos anos anteriores, os professores estão promovendo simulados e focando na produção das redações.

 

A professora Rosa Maria Pereira Glória Maciel leciona Língua Portuguesa e desde o início do ano vem abordando com os alunos questões específicas do Enem. “Trabalhamos as cinco competências e as habilidades que serão exigidas na resolução das questões. Também enfatizamos a ortografia, a leitura, a escrita e a produção de textos com alguns temas que poderão ser abordados na redação”, explicou Rosa Maciel.

 

A professora de Matemática, Valdirene Fonseca Andrade, aproveitou o seu tempo de folga e de hora-atividade para ministrar aulas de reforço. “Esta semana iremos dedicar todas as nossas aulas a responder questões do Enem. Percebemos que alguns alunos estão focados nos estudos, com vontade de aprender”, esclareceu Valdirene.

 

Dedicação

Levi Barbosa, 16 anos, dedica duas horas por dia à preparação para o exame. “Assisto vídeos como complementos para os estudos, além de dar prioridade aos livros”, disse Levi. Ele confessou que está tirando boas notas nas redações, mas se preocupa com o estado emocional. Sobre a graduação, Levi é um dos candidatos que está pensando em cursar Medicina.

 

Kerolyn Dandara Fiales da Silva, 17 anos, também deseja cursar Medicina. Como trabalha e estuda, ela acorda todos os dias às 5h para responder às questões do Enem. “Eu estou dando prioridade aos estudos de Matemática e da Língua Portuguesa e espero ter sucesso nas provas”, contou Kerolyn.

 

Daniel Costa da Silva, 18 anos, disse que está focando os estudos na Literatura, que é um tema que gosta. “Dedico três horas diárias para me preparar para a vida, lendo mais, fazendo reflexões, porque a leitura é a base para todo o conhecimento”, ressaltou Daniel.

 

Hiddriwy Cabral Vale, 20 anos, frisou que o seu foco é a redação. “Aproveito para assistir aos vídeos do professor Pasquale com dicas para a redação, tenho a consciência de que se fizer um bom texto, terei sucesso na prova”, afirmou Hiddriwy.

 

De olho no Enem

As provas serão realizadas no sábado, dia 24, com os exames de Ciências humanas e Ciências da natureza, com duração de 4h30. No domingo, 25, os alunos vão responder as questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e redação, com duração de 5h30. A recomendação da Comissão Organizadora é que o candidato chegue ao local da prova com antecedência e leve uma caneta transparente preta.

 

Para saber quais os locais de provas, os candidatos deverão acessar o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) www.inep.gov.br/participante. A novidade deste ano é que o Cartão de Inscrição não será enviado pelos Correios, como nas edições anteriores. Eles poderão ser acessados no sistema do Inep.

 

A certificação por meio do Enem será concedida aos candidatos que ainda não concluíram o ensino médio e tenha idade igual ou acima de 18 anos. Para ter direito à certificação, é necessária uma pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

 

 

Comentários (0)