Estudantes de Paranã apresentam projeto na Semana Escola Avançada de Tecnologia

Alunos desenvolveram um aplicativo que ajuda a monitorar os animais nas estradas e rodovias

Crédito: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, está em São José dos Campos, São Paulo, apresentando o projeto “Rota Segura: aplicativo de alerta para a prevenção de acidentes com animais nas estradas”, na Semana Escola Avançada de Tecnologia. O Governo do Tocantins incentiva as escolas a participarem das olimpíadas científicas como forma de ter acesso a mais oportunidades.

 

 

Estão em São Paulo os estudantes Marcivânio Izídio de Souza, Genilson Rodrigues Póvoa, Glenda Lorrane Ribeiro da Cruz e Maristela Mariano Ferreira, o professor orientador Waldisney Gonçalves de Almeida e a professora convidada Zelina da Cruz Rocha.

 

 

A Semana Escola Avançada de Tecnologia teve início na terça-feira e vai até sexta-feira, 18, e é uma das atividades da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), que está em sua 4ª edição. A atividade é considerada um dos maiores eventos de tecnologia educacional da América Latina, que reúne 500 estudantes e professores de diversas regiões do país.

 

 

Os estudantes estão participando da imersão tecnológica, de oficinas, palestras e tendo contato com o universo criativo da ciência, tecnologia e inovação e conhecendo professores e estudantes de todas as regiões do Brasil.

 

 

A estudante Maristela, 17 anos, fala de suas aprendizagens no evento. “Participar da Semana EAT em São Paulo está sendo uma experiência incrível e repleta de oportunidades surreais. Mostrar para o Brasil o projeto que produzimos há alguns dias é gratificante. Nosso aplicativo tem grande potencial, trabalhamos muito na sua elaboração. O contato com estudantes de outros estados tem sido fundamental para ampliar horizontes e mudar minhas perspectivas sobre o futuro. Além disso, as palestras oferecidas são extremamente valiosas. Elas nos ajudam muito a entender e identificar as áreas de estudo e carreira que realmente nos interessam e que queremos seguir. É um aprendizado constante que nos impulsiona a tomar decisões mais conscientes sobre nosso futuro”, frisou.

 

 

 Votação

Os estudantes tocantinenses estão participando do Desafio APP, com o projeto Rota Segura, que está inscrito com o nome “Quarteto Fantástico”. O projeto está participando de uma votação popular e concorrendo a prêmios. Podem votar no projeto qualquer pessoa, pelo link https://votacao.alphalumen.org.br/congrats-vote. Há uma premiação especial para os estudantes que estão no desafio, como time mais criativo, melhor vídeo, destaque educação, saúde, inovação, meio ambiente e design.

 

 

O professor Waldisney explicou que os estudantes alcançaram a vaga no evento devido a um excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Tecnologia. “Os nossos alunos desenvolveram um aplicativo interessante, voltado mais para a segurança e questões sociais. O aplicativo tem o objetivo de reduzir acidentes e oferecer mais segurança nas estradas”, contou.

 

 

A olimpíada é uma realização do Instituto Alpha Lumen e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos.

 

Comentários (0)