Voltado à conscientização ambiental, com foco especial na Piracema, o Projeto Peixe+ do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) segue acontecendo em diversas escolas do Tocantins até o da 28 de fevereiro. Nesta segunda, 10, a ação acontece em Escola Municipal de Ensino Fundamental Brigadeiro Lísias Rodrigues, em Miracema. Na terça-feira, 11, será a vez das escolas Municipal Firmina Pereira dos Santos e Estadual Ana Souza Paiva, em Ipueiras. Na quarta-feira, 12, as atividades acontecem na Escola Municipal Professora Generosa Pinto, em Porto Nacional. Já na quinta-feira, 13, o projeto chega a Luzimangues, na Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes. Para fechar a semana, na sexta-feira, 14, a iniciativa será realizada na Escola Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia. Depois, o projeto será levado para Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Lagoa da Confusão, Caseara, Formoso do Araguaia e Araguacema.
“A expectativa é de que, ao longo do mês, centenas de outros estudantes sejam impactados pelo projeto, fortalecendo o compromisso com a preservação da fauna aquática e com a sustentabilidade dos recursos naturais”, concluiu a fiscal Vangela Azevedo dos Santos.
Portaria
Nesa semana, o Projeto Peixe+ foi levado para cerca de 400 estudantes nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Palmas, Brejinho de Nazaré e Lajeado. A iniciativa, que tem como foco sensibilizar comunidades escolares próximas aos rios Tocantins e Araguaia quanto à importância da Piracema, ocorreu entre os dias 4 e 7, e segue até o dia 28 deste mês, quando se encerra a vigência da Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defeso.
Nesta sexta-feira, 7, as atividades foram realizadas na Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, no município de Lajeado, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município. Durante a ação, os alunos puderam aprender sobre os impactos da pesca predatória no período da Piracema e a necessidade de preservar os ecossistemas aquáticos.
A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou o resultado positivo da primeira semana do projeto após a retomada das atividades. Com cerca de 400 alunos alcançados em poucos dias, a iniciativa já demonstra um impacto significativo na conscientização sobre a preservação dos rios e da fauna aquática. “Tem sido gratificante ver o interesse dos alunos e professores nesse tema tão importante. Eles demonstram curiosidade e entendimento sobre a necessidade de respeitar o período da Piracema. Esse envolvimento fortalece nossas ações de conscientização ambiental e ajuda na preservação dos nossos rios e peixes”, ressaltou.
A fiscal destacou que “o número expressivo de participantes reflete a importância do projeto e o compromisso das escolas em promover o conhecimento sobre a conservação ambiental, formando uma nova geração mais consciente e engajada na proteção dos recursos naturais."
Em Brejinho de Nazaré, a ação contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do município. O secretário Juliano Souza enfatizou a relevância da iniciativa. “Projetos como esse são fundamentais para formar uma nova geração mais consciente e responsável com o meio ambiente. A Piracema é um período fundamental para o equilíbrio da vida aquática, e a parceria entre os órgãos ambientais e as escolas fortalece essa mensagem”, afirmou.
A diretora da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, em Lajeado, Núbia Santos, também destacou a importância da parceria entre o Naturatins e as instituições de ensino. “Foi um prazer receber essa ação, que promove a integração entre as escolas e os órgãos públicos, principalmente os de meio ambiente. Em Lajeado, estamos em uma Área de Proteção Ambiental, o que torna ainda mais essencial educar nossas crianças sobre a preservação do meio ambiente. Precisamos conscientizá-las sobre a importância de respeitar as normas e os benefícios que isso traz para nossa cidade. Estamos de portas abertas para continuar esse processo de aprendizado e sensibilização”, frisou.
Entre os estudantes, a empolgação era visível. Curioso e atento a cada explicação, Antônio Miguel, de 9 anos, aluno do 4º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, compartilhou o que aprendeu durante a atividade, mostrando que desde cedo as crianças podem se tornar multiplicadoras da conscientização ambiental, levando para suas famílias e comunidades o conhecimento sobre a importância de cumprir as normas ambientais. “Aprendi muitas coisas, como a importância de respeitar o período da Piracema. Também descobri que, para pescar, é necessário ter a carteirinha de pesca. Quando chegar em casa, vou contar para os meus pais que eles precisam tirar essa carteira e que respeitar as regras da Piracema é muito importante para que os peixes não desapareçam dos nossos rios”, afirmou.
Escolas beneficiadas
A segunda fase do projeto teve início na terça-feira, 4, em Bom Jesus do Tocantins, na Escola Estadual Alfredo Nasser. No dia seguinte, a equipe do Naturatins realizou as atividades na Escola Municipal Thiago Barbosa, em Palmas. Já na quinta-feira, 6, a ação foi promovida no Colégio Estadual Padrão, em Brejinho de Nazaré.
Comentários (0)