A delegação tocantinense conquistou 27 medalhas, sendo cinco na Série Ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), competição que ocorreu em Recife, Pernambuco, e terminou nessa quarta-feira, 2. Os estudantes-atletas, que receberam incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conquistaram medalhas no judô, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, voleibol, karatê, taekwondo, badminton, basquete e vôlei de praia.
O presidente do Comitê Organizador Estadual (COE) dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), Leonardo Bernardes, destaca que a participação do Tocantins neste ano foi surpreendente e satisfatória. “O Governo do Tocantins, por meio da Seduc, está desempenhando um trabalho exemplar no fomento do esporte dentro das escolas e é graças a esse investimento que nossos estudantes-atletas têm alcançado resultados melhores nas competições nacionais e mostrado a evolução do desporto tocantinense”, ressalta.
Na manhã do último dia de provas, as meninas do basquete encerraram a participação na competição com o inédito 4º lugar na Série Ouro, a melhor colocação entre os times tocantinenses neste ano. A disputa pela medalha de bronze foi contra o Paraná, que ficou com o 3º lugar.
Mariana Ribeiro, estudante-atleta do basquete, diz que, no primeiro dia de competição, não esperava essa colocação, mas que a equipe se esforçou muito e está contente com a evolução apresentada pelo time. “Ano passado, a gente ficou em penúltimo lugar e neste ano a gente já avançou muito. É incrível estar entre as quatro melhores do Brasil”, comenta.
“Chegar até aqui foi uma conquista muito grande. Treinamos bastante para isso e é uma sensação incrível”, acrescenta Anna Luiza Rodrigues, que também faz parte do time de basquete.
Ainda pela manhã, o futsal feminino encerrou a participação na competição com jogo contra o Mato Grosso. O time mato-grossense venceu de 7 a 4. Com isso, a equipe tocantinense finalizou os jogos na 6ª colocação da Série Ouro.
Durante a tarde, os estudantes-atletas Ítalo Ricardo Neres e Walter Halley Marques jogaram contra Santa Catarina e terminou a competição como a 6ª melhor dupla do vôlei de praia deste ano. “Foi uma evolução incrível. Ano passado, tive a experiência de vir e ver o nível do brasileiro. Treinei muito para conseguir estar aqui de novo. Vim e consegui a sexta colocação. Fico feliz pelo resultado, mesmo sabendo que poderia ir mais longe, mas gratidão em tudo”, disse Walter, capitão da dupla.
Confira os boletins aqui.
JEBs 2024
A delegação tocantinense, formada por mais de 260 pessoas, entre estudantes e comissão técnica, foi para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) a partir dos resultados nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Os Jets e Parajets foram realizados de maio até setembro em todas as 13 Superintendências Regionais de Educação do estado. Cerca de 11 mil estudantes, de 12 a 17 anos, das escolas estaduais, municipais e privadas, disputaram as modalidades atletismo, badminton, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, judô, wrestling, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol.
Os JEBs é uma competição esportiva organizada anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte. O certame tem como objetivo promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes.
Comentários (0)