Estudo da Fieto aponta melhora no indicador de confiança do empresário em 2,7 pontos

Resultado supera o mesmo período de 2024 e evidencia elevação gradual na percepção dos empresários do setor

Crédito: Divulgação/Fieto

Divulgado pela Federação das Indústrias (FIETO) nesta quarta-feira, 17, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 48,2 pontos em dezembro contra 45,5 registrados em novembro, apresentando, portanto, um aumento de 2,7 pontos no período. O ICEI nacional ficou em 48,0 pontos, semelhante ao observado no Tocantins.

 

 

E estudo destaca que mesmo tendo ficado abaixo da linha divisória dos 50 pontos o resultado representa uma aproximação da zona de confiança e constitui o melhor desempenho do ano de 2025. Superando inclusive o valor observado em dezembro de 2024, que foi de 44,7pontos, e evidenciando uma melhora na percepção dos empresários do setor.

 

 

A pesquisa destaca ainda que o indicador de Expectativas também registrou uma leve melhora em dezembro ao passar de 50 para 51,6 pontos, o que indica otimismo em relação aos próximos seis meses, mas não em relação ao cenário econômico. O outro indicador, de Condições Atuais, mesmo tendo registrado um crescimento de 5 pontos em dezembro, ficou abaixo da linha divisória ao atingir 41,5 pontos.

 

 

“Apesar de ainda indicar falta de confiança, o aumento do ICEI em dezembro reflete a menor percepção de piora nas condições atuais das empresas tocantinenses e a manutenção de expectativas otimistas quanto ao desempenho dos próprios negócios” avalia a pesquisadora da FIETO, Gleicilene Bezerra da Cruz.

 

Comentários (0)