A assistente social Eutália Barbosa Rodrigues Neves, natural de Porto Nacional (TO), foi nomeada para o cargo de secretária-executiva do Ministério das Mulheres. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2/7). Servidora pública concursada da Prefeitura de Palmas, Eutália tem trajetória marcada pela defesa dos direitos das mulheres, combate ao racismo, à LGBTfobia e por políticas sociais, moradia, reforma agrária e educação pública.
Trajetória em políticas públicas
Formada em Serviço Social pela PUC-GO, Eutália assumiu em 2005 a Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmas. Também integrou a gestão do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess) entre 2005 e 2008.
Foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas) em dois mandatos (2006-2007 e 2010-2012) e atuou no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Em 2008, tornou-se secretária estadual de Assistência Social do Pará, cargo que ocupou até 2010.
No governo federal, dirigiu o Departamento de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) em 2023, antes de assumir o Ministério das Mulheres.
Formação e atuação em saúde
Especialista em Preceptoria no SUS, Eutália concluiu mestrado em Serviço Social pela UFT enquanto atuava no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Palmas. Entre 2014 e 2016, foi preceptora na Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.
Secretaria Executiva
A Secretaria Executiva (SE) tem como atribuição apoiar o gabinete da ministra na definição de diretrizes, no planejamento estratégico e na coordenação e na supervisão das atividades do Ministério das Mulheres. Também é responsável pela formulação, articulação e implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, além de coordenar o acompanhamento e a avaliação da implementação do instrumento.
O órgão desenvolve as atividades relacionadas a sistemas de informação e de gestão do governo federal, como os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal (Siafi), de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga) e de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), entre outros.
Fica, ainda, à frente da organização e da manutenção do acervo bibliográfico sobre políticas para mulheres e igualdade de gênero do ministério e coordena as atividades relacionadas ao Observatório Brasil da Igualdade de Gênero.
Comentários (0)