Evento no dia 21 celebrará Dia da Síndrome de Down com palestras, arte e atendimento

Programação inclui histórias inspiradoras, apresentações artísticas e espaço para orientações; ação é organizada por secretarias estaduais e aberta ao público

Crédito: Alysson-Neya Chaves/Governo do Tocantins

No próximo 21 de março será realizado em Palmas o evento “Todos pela Síndrome de Down”. A programação, que ocorrerá no auditório do Palácio Araguaia, contará com palestras, histórias inspiradoras de pessoas com a síndrome, apresentações artísticas e musicais, além de um espaço para orientações, atendimentos, um painel interativo para pintura das mãos e um backdrop para fotos. Representantes das Secretarias da Saúde (SES-TO) e Administração (Secad) se reuniram nesta quinta-feira, 6, para alinhar os últimos preparativos.

 

A iniciativa é voltada para pessoas com Síndrome de Down, suas famílias, profissionais de saúde, educação e assistência social, gestores públicos e representantes de entidades da sociedade civil. O objetivo é promover a conscientização, inclusão e valorização das pessoas com a síndrome, além de destacar suas potencialidades e combater o preconceito.

 

O evento é organizado pela Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, ligada à SES-TO, e pela Superintendência do Plano Servir, da Secad. Segundo Suzi Américo, gerente de Atenção Odontológica à Pessoa com Deficiência, a ação busca “dar visibilidade à causa, desmistificar a Síndrome de Down e fortalecer as redes de apoio”.

 

“Queremos unir forças, instituições públicas e a sociedade civil, na busca de fortalecer as redes de apoio, incentivar políticas públicas inclusivas e inspirar a sociedade a valorizar cada indivíduo em sua singularidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

 

O titular da Secad, Paulo César Benfica afirmou que, “assim como fizemos o evento de valorização e inclusão às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, faremos com as famílias que convivem com a Síndrome de Down. É uma responsabilidade nossa enquanto gestores promover a humanização do atendimento desta população”.

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