Evento para gestores do Tocantins orienta sobre arrocho de despesas e parcerias

Realizado pelo Sebrae e parceiros, o evento tem o intuito de compartilhar soluções que deram certo em outros municípios nesse cenário de desafio econômico com queda de receita e de arrecadação

Evento reúne gestores municipais em Palmas
Descrição: Evento reúne gestores municipais em Palmas Crédito: Foto: T1 Notícias

Durante a abertura do Seminário “Um mundo em transformação”, que começou na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório do Colégio São Francisco, em Palmas, 400 gestores de municípios tocantinenses, dentre eles, prefeitos, vice-prefeitos, 1° damas, vereadores e secretários estiveram presentes para receber orientações voltadas à otimização da administração pública neste momento de crise que o país enfrenta. Realizado pelo Sebrae Tocantins, em parceria com Fieto, Fecomércio, FAET, TCE E ATM , o seminário acontece atéas 17h30 desta sexta.

 

Para o palestrante Napoleão Bernardes (PSDB), prefeito reeleito de Blumenau (SC) e vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2016, orientar e compartilhar experiências de sucesso nesse momento em que o país passa por dificuldades econômicas é essencial. “Os desafios nos municípios se repetem, guardadas as proporções e as particularidades de cada cidade, os desafios são mais ou menos os mesmos e nesse contexto a gestão pública precisa ter um compartilhamento de boas práticas, boas iniciativas e ideias. Muitos modelos que já deram certo em outras cidades podem ser replicados em outras cidades para qualificar a gestão pública”.

 

Durante o evento, Bernardes falou aos gestores sobre “O poder de uma boa gestão” e pontuou que no atual cenário de desafio econômico, com queda de receita, de arrecadação, inflação alta e pressão da população por melhores condições dos serviço público, a solução é o acompanhamento rigoroso do uso dos recursos. “A chave de ouro disso é fazer como fazemos na casa da gente: apetar os cintos, enxugar os desperdícios, controlar com lupa o custeio de despesas, para sobrar para o que é realmente importante, para os investimentos que fazem a diferença na vida da população. Em Blumenau trabalhamos muito a questão da receita e despesa, para arrecadar mais, porém sem aumentar impostos. O caminho para isso é desenvolvimento econômico para que haja oportunidade de geração de emprego, novos negócios, atração de investimentos para cidade, enfim, o desafio é fazer mais com menos”, detalhou.

 

Parceria instituição e gestão pública

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemman salientou que a missão da instituição é prestar apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios. “Para que isto aconteça é preciso criar um ambiente favorável nos municípios onde esses pequenos negócios estão instalados. E esse ambiente a gente cria com parcerias com a gestão pública”, explicou.

 

De acordo com o superintendente, 101 prefeitos e prefeitas são gestores novatos, de primeiro mandato, e somente 34 se reelegeram. “É preciso que esses novatos já comecem com informações valiosas para que comece uma gestão inovadora, para que juntos, Sebrae, instituições e gestão municipal, nós consigamos transformar o Tocantins. É um compromisso de todos nós”, pontuou Hennemman.

 

Na oportunidade, o superintendente do Sebrae explicou a relação de reciprocidade que é esperada pela instituição junto aos gestores. “A nossa proposta é oferecer aos gestores essas parcerias. Queremos nos municípios uma educação mais empreendedora, uma simplificação para que os pequenos negócios se desenvolvam. Esses pequenos negócios são 99.2% dos negócios do Tocantins, só 0,8% que é médio e grande. É aí que as coisas acontecem”.

 

Hennemman ainda criticou o tão utilizado discurso de que o Tocantins é um estado ainda criança. “Esse discurso é conversa fiada. Nós já temos 27 anos. Ninguém com 27 anos é mais criança. É preciso a gente colocar os assuntos em cima da mesa e discutir com profissionalismo e responsabilidade”, finalizou.  

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