Ex-deputado estadual José Bonifácio Gomes morre em Araguaína

Crédito: Reprodução/Folha do Bico

O ex-deputado estadual, José Bonifácio Gomes de Souza, de Tocantinópolis, morreu nesta segunda-feira, 1º, aos 74 anos, em Araguaína. Ele estava internado e faleceu no fim da tarde.

 

Bonifácio recentemente sofreu um acidente de carro. Ele era irmão do prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes. Leia as notas de pesar:

 

O Estado e o Bico do Papagaio acabaram de perder José Bonifácio Gomes de Souza, 74 anos, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Tocantinópolis e ex-senador do Brasil.

Conheço o Bico do Papagaio e sei da importância de José Bonifácio e de sua família para a região. Homem público forte, firme em suas opiniões e de grande trabalho prestado para a região e para o Tocantins.

Irmão do atual prefeito de Tocantinópolis Fabion Gomes, Bonifácio era uma inspiração para aqueles que entendem que a boa política e a política de resultados começam lá na ponta, junto à população.

Que Deus possa confortar todos os corações de familiares, amigos e admiradores de José Bonifácio.

Tiago Dimas
Deputado federal

Segunda-feira, 1° de dezembro de 2025

 

Recebi com profunda tristeza a notícia da partida de José Bonifácio Gomes de Souza, uma das grandes referências do Bico do Papagaio, um homem que Siqueira Campos admirava e cuja dedicação ao Tocantins deixou marcas profundas.


Uno-me à dor da família — do irmão, prefeito Fabion Gomes, e do filho, ex-prefeito Paulinho Gomes — e de todos que hoje se despedem de alguém que sempre serviu com dignidade e coragem.

Que sua memória, junto com a de João Ribeiro e a de meu pai, seja referência para os jovens líderes deste Estado.

Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas

 

 

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) manifesta imenso pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual José Bonifácio Gomes de Souza, de 74 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 1º de dezembro, em Araguaína.

José Bonifácio foi procurador federal de carreira na Advocacia Geral da União (AGU) e assumiu diversos cargos políticos no Tocantins. Foi vereador e prefeito de Tocantinópolis, deputado estadual por dois mandatos (2011 a 2014; 2015 a 2018) e suplente de senador (1995 a 2002), assumindo a titularidade no Senado Federal de abril a outubro de 1996.

Na Assembleia Legislativa, assumiu diversas posições, entre elas a de líder do governo na Casa.

José Bonifácio deixa um legado de relevantes serviços prestados ao povo tocantinense durante sua vida pública, contribuindo ativamente para o desenvolvimento e o fortalecimento do Estado do Tocantins.

Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa se solidariza com os familiares e amigos do ex-parlamentar, especialmente com o ex-deputado estadual e atual prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes, irmão de Bonifácio.

Assembleia Legislativa do Tocantins

 

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-senador da república, ex-deputado Estadual e ex-presidente da entidade, José Bonifácio Gomes de Sousa (74 anos), ocorrido nesta segunda-feira, 01 de dezembro. Bonifácio presidiu a ATM de 1997 a 2002, e foi prefeito de Tocantinópolis por três mandatos, sendo considerado um dos grandes nomes políticos da região do Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins.

Figura pública de grande relevância para o Tocantins, José Bonifácio deixou sua marca na história municipalista, sempre atuando com firmeza, diálogo e compromisso com o desenvolvimento dos Municípios. Seu trabalho à frente da ATM contribuiu significativamente para o fortalecimento das administrações municipais e para a defesa das causas que impactam diretamente a vida da população tocantinense.

Neste momento de dor, a ATM se solidariza com familiares, amigos, colegas de trajetória pública e com todos que reconhecem a importância de sua contribuição para o Estado. Em especial ao irmão, Fabion Gomes, atual prefeito de Tocantinópolis, e Paulinho, filho de Bonifácio e ex-prefeito do Município.

Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia possa acalmar e consolar amigos e familiares enlutados.

Palmas, 01 de dezembro de 2025

Big Jow
Presidente

 

 

Comentários (0)