Exército disponibiliza 160 militares para combater incêndios florestais no Tocantins

Ações de combate aos incêndios serão reforçadas em áreas críticas, como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo

Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O Exército Brasileiro informou nesta sexta-feira, 13, que reforçará as ações de combate aos incêndios florestais em regiões críticas do Estado do Tocantins, como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo. O Comando Militar do Planalto (CMP) disponibilizou 160 militares especializados em combate a incêndios florestais, do 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (22º BI Mec), para atuar de forma integrada com o Governo do Estado no controle dos focos de incêndio. Até essa quinta-feira, 12, o Tocantins ocupava a quarta colocação no ranking nacional dos estados que mais queimam, com 12.378 registros de incêndios florestais. 

 

Além da região da Ilha do Bananal, os militares poderão atuar em outras áreas críticas do Estado, reforçando as ações de combate e em apoio logístico ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e à Defesa Civil do Estado.

 

Em resposta à situação de emergência declarada pelo Decreto nº 6.840, de 5 de setembro de 2024, o Ministério da Defesa (MD) soma esforços à força-tarefa do Governo Federal para combater as queimadas que atingem diversas regiões do País.

 

Os militares do 22º BI Mec foram capacitados no Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF), realizado em parceria com o CBMTO e Defesa Civil Estadual. O treinamento incluiu instruções teóricas e práticas sobre combate a incêndios, primeiros socorros e uso de equipamentos especializados.

 

A iniciativa destaca o compromisso do Exército Brasileiro com a preservação ambiental e a proteção das comunidades ameaçadas pelos incêndios. O Exército reafirma seu papel como uma instituição sempre pronta para servir e proteger a sociedade.

Comentários (0)