Fábrica de cisternas do Tocantins Sem Sede é inaugurada em Palmas nesta quinta

A fábrica será responsável por produzir cisternas de polietileno que serão distribuídas na região sudeste do Tocantins. O contrato entre a Acqualimp e a ATS prevê atendimento para 27 municípios.

Fábrica de cisternas vai atender todo o Estado
Descrição: Fábrica de cisternas vai atender todo o Estado Crédito: Luciano Ribeiro/ATN

Mais de 70 empregos diretos e indiretos e um investimento de R$ 2 milhões.  Estes são alguns dos números gerados pela instalação da empresa Acqualimp em Palmas, que fornecerá as cisternas para o Programa Tocantins Sem Sede, executado pelo governo do Estado por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

A fábrica será responsável por produzir cisternas de polietileno que serão distribuídas na região sudeste do Tocantins. O contrato entre a Acqualimp e a ATS prevê a fabricação e fornecimento de 11.350 cisternas para 27 municípios da região sudeste do Estado. “Nossa meta é produzir cerca de mil cisternas ao mês. Simultaneamente à produção das cisternas, nós iniciaremos a fabricação de outros produtos”, destacou o diretor da empresa, Amauri Ramos.

Conforme o presidente da ATS, Edmundo Galdino, a instalação da fábrica é o primeiro passo para a efetiva implantação do Programa Tocantins Sem Sede. “O programa vai atender 100% da demanda do Estado, pois o atendimento baseia-se em levantamentos sistemáticos realizados pela Defesa Civil, que apontam os locais com situação mais crítica”, afirma Galdino.

A inauguração da empresa, que foi instalada na quadra 112 Sul, está marcada para esta quinta-feira, 27, a partir das 16h, em Palmas. Participam da solenidade o Governador Siqueira Campos e o coordenador geral de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Integração Nacional, João Francisco Araujo Maria.

 

Termo

Durante a solenidade de inauguração da empresa, o Governador Siqueira Campos vai assinar um termo para transporte dos reservatórios até as bases dos 27 municípios do Sudeste.

"Com o início do transporte das cisternas iniciaremos uma nova fase do Programa Tocantins Sem Sede. Nessa primeira etapa que levará cerca de 60 dias realizaremos 2.270 viagens em carretas prancha três eixos para o transporte de 11.350 cisternas até as sedes dos municípios, uma verdadeira operação de resgate a dignidade de um povo que há muito tempo sofre com a estiagem", destacou o presidente da ATS.

Até a chegada do período chuvoso a ATS também garantiu recursos para assegurar que os reservatórios sejam abastecidos, adequadamente, com água potável, em caminhões pipa. Ao todo estão previstas 22 mil viagens para atender a demanda. A conclusão do programa Tocantins Sem Sede que se dará com a implantação das cisternas e barragens em 27 municípios está prevista para acontecer em dezembro de 2014.

 

Beneficiários

Ao todo 27 municípios da região sudeste devem receber as cisternas de polietileno. A escolha das localidades baseou-se na situação histórica de seca vivenciada pela população local, que sofre com a escassez de água durante o período de estiagem. Dessa forma, o Tocantins Sem sede estará presente nos seguintes municípios: Palmeirópolis, Jaú do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Paranã, Arraias, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Rio da Conceição, Natividade, Chapada da Natividade, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama do Tocantins, Silvanópolis, Ipueiras, Brejinho de Nazaré e Monte do Carmo.

Outras ações

O Tocantins Sem Sede prevê ainda a implantação de 80 sistemas coletivos de abastecimento de água (poços artesianos) e 320 quilômetros de rede de distribuição de água para atender produtores de assentamentos da reforma agrária na região centro-norte. A estimativa é que a ação beneficie diretamente 3.200 famílias ou 12 mil pessoas.

O Tocantins Sem Sede prevê ainda a construção de 141 barragens. “Cada família será beneficiada com uma cisterna. Já no caso da barragem, cada uma deve atender até 50 famílias”, explica o presidente da ATS afirmando que essas ações ainda estão sendo articuladas e devem ser implementadas e executadas até o final do próximo ano.

 

Sobre o Tocantins Sem Sede

O Tocantins Sem Sede é um programa do Governo do Estado executado pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em conformidade com o programa Água para Todos, do Governo Federal, que faz parte do plano Brasil Sem Miséria.

A meta do programa é garantir à população rural em situação de extrema pobreza o acesso à água, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e criação de animais. O objetivo é possibilitar a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

Ao todo serão investidos R$ 90 milhões na instalação de 11.350 cisternas e a construção de 135 pequenas barragens com estimativa de beneficiar 57 mil pessoas que habitam a zona rural da região sudeste do Tocantins suprindo a escassez de água potável na região Sudeste do Estado. O prazo de execução do programa é até dezembro de 2014.

(colaborou Luciene Lopes / Ascom ATS)

 

Comentários (0)