Fachin inaugura sala da OAB no TJ e lota auditório com palestra sobre Processo Civil

O ministro do STF esteve em Palmas nesta sexta-feira, 31, para ministrar uma palestra no Circuito Nacional de Processo Civil.

Crédito: Divulgação/OABTocantins

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, participou ao lado do presidente da Ordem dos Advogados do Tocantins – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga e da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Etelvina Sampaio Felipe, na manhã de sexta-feira, 31, da inauguração da sala da OAB 4.0, no TJTO.

 

Durante a cerimônia, o ministro agradeceu o acolhimento dos representantes da OAB Tocantins e relembrou seus 35 anos na advocacia. “Não se faz justiça de modo insular, faz-se justiça aberta ao diálogo. A advocacia da liberdade, da legalidade, dos direitos e das garantias nunca saiu de mim e deve habitar o coração de todos nós”, disse Fachin.

 

O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, iniciou seu discurso pedindo uma salva de palmas para a advocacia tocantinense e ressaltou a comemoração dos 34 anos da Seccional. “Esse momento tem um simbolismo muito importante para nós, é um pacto da OAB Tocantins com o sistema judicial. Uma sala tecnológica que oferece além de acesso, o exercício de uma advocacia digna, forte e representada a todos os advogados e advogadas tocantinenses”, afirmou Gedeon Pitaluga.

 

Para a presidente do TJTO, Etelvina Sampaio Felipe, “essa sala representa o respeito que nós, do Judiciário, temos para com a advocacia e com os nossos cidadãos”.

 

Circuito Nacional de Processo Civil

 

O ministro Edson Fachin também participou, pela tarde, como palestrante do Circuito Nacional de Processo Civil – Etapa Tocantins e debateu ao lado da Coordenadora Científica do evento e Conselheira Federal da OAB Tocantins, Ana Laura de Miranda Coutinho, “Jurisdição constitucional, precedentes e segurança jurídica”.

 

“Todos juntos, juízes e jurisdicionados, advogados e advogadas, todos nós podemos e devemos com os nossos afazeres produzir confiança, justiça para o caso concreto. Algo estável, íntegro e coerente ”, disse o ministro sobre o novo Código de Processo Civil.

 

A etapa tocantinense teve mais de 2 mil inscrições para participação e contou com oito painéis dos mais renomados processualistas brasileiros. Uma parceria da Escola Superior de Advocacia, a Escola Superior de Advocacia Tocantins (ESA) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins (CAATO).

Comentários (0)