Faet e entidades se unem para ajudar produtores e empresários atingidos por enchentes

A iniciativa vai chegar a cerca de 500 pequenos produtores rurais e 200 pequenos empresários e deve atuar em duas frentes.

Crédito: Antonio Goncalves-/Governo do Tocantins

O Sistema Faet/Senar, em parceria com o Sebrae, Governo do Tocantins, Agência de Fomento, Microcrédito Produtivo Orientado (CEAPE) e instituições financeiras (Banco do Brasil, Caixa e Banco da Amazônia) vão ajudar os pequenos negócios, no campo e na cidade, a se reerguerem depois dos prejuízos que tiveram com as chuvas e enchentes no início do ano. A campanha "Juntos pelo Pequeno Negócio" foi apresentada em evento no povoado Bela Vista, no município de São Miguel, no Bico do Papagaio. 

 

A iniciativa vai chegar a cerca de 500 pequenos produtores rurais e 200 pequenos empresários e deve atuar em duas frentes. Primeiro, buscando a formalização dos pequenos negócios para que eles possam acessar linhas de crédito e terem outros benefícios. A campanha também vai subsidiar a aquisição de máquinas e equipamentos danificados pelas chuvas e a reparar danos nas estruturas dos empresários e produtores atingidos pelo intenso período chuvoso. 

 

“A Faet e o Senar juntamente com as outras instituições querem dar oportunidade para que os prejudicados pelas chuvas tenham condições de retomar seus negócios”, destacou Frederico Sodré. Segundo ele, outras ações estão sendo articuladas pelo Sistema para estimular a produção e os negócios na região do Bico, sobretudo no setor rural.

 

Projeto “Agro Produzir Brasil

 

Em São Miguel, também foi apresentado o projeto “Agro Produzir Brasil”, uma parceria do Senar e Sebrae, que visa beneficiar cerca de 250 produtores rurais do norte do Tocantins, em especial da região do Bico do Papagaio. O Senar entra com a assistência técnica e gerencial, preparando os produtores para gerirem melhor seus negócios e o Sebrae auxiliará na comercialização da produção. 

 

O governador Wanderlei Barbosa elogiou a iniciativa e agradeceu a parceria das entidades. A senadora Katia Abreu, que também esteve presente, destacou o empenho na liberação de recursos para viabilizar as ações no Bico e o diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, frisou que o estado vive um novo momento porque a atual gestão voltou a dar atenção às entidades do setor privado. O evento foi encerrado com a assinatura de termo de compromisso dos parceiros.

Comentários (0)