FAET/Senar reforça relevância da entidade no contexto do agronegócio tocantinense

Ao lado do governador Wanderlei Barbosa, o presidente da FAET/Senar, Paulo Carneiro, participou da solenidade realizado em frente ao estande do Agro

Crédito: Divulgação/Sistema Faet/Senar

O segundo dia no estande do Agro do sistema FAET/Senar reforçou a relevância da entidade no contexto do agronegócio tocantinense. O reconhecimento ao trabalho que a Federação e o Senar têm feito pelo fortalecimento do homem do campo e da atividade rural no estado pode ser comprovado pela presença expressiva de autoridades e produtores rurais. “Estamos felizes com a movimentação e mais ainda por estar aqui na Agrotins proporcionando conhecimento e novidades para nossos produtores”, destacou Paulo Carneiro, presidente do sistema.

 

O primeiro compromisso foi a abertura oficial da 22ª edição da Agrotins. Ao lado do Governador Wanderlei Barbosa, Paulo Carneiro participou da solenidade realizado em frente ao estande do Agro. Na sequência, o governador visitou o espaço do sistema FAET/Senar, que este ano também conta com a parceria do SEBRAE Tocantins. Para o governador, “a parceria com a FAET é extremamente importante para o agronegócio do nosso estado, nos orgulhamos muito dessa instituição que tanto faz pelo produtor rural”, comentou.

 

No estande, Paulo Carneiro também recebeu a visita da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que também elogiou a atuação do sistema. Também passaram pelo espaço do sistema FAET/Senar e Sebrae, o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, o secretário estadual da Agricultura Jaime Café, o deputado federal Vicentinho Jr e outros parlamentares e autoridades. 

 

O Senador da RepÚblica, Irajá Abreu, também esteve no estande do agro e se reuniu com Paulo Carneiro. Na pauta, a destinação de recursos para o setor agropecuário, o apoio dele e da senadora Kátia Abreu às feiras agropecuárias e também a ação em defesa dos interesses dos produtores rurais no Congresso Nacional em Brasília. “O agronegócio é setor que fomenta a economia do nosso estado, e nós estamos empenhados em apoiar o Sistema FAET/Senar que está presente nos municípios levando assistência, cursos e capacitações ao homem no campo”, pontuou.

 

Paulo Carneiro também aproveitou para conhecer as atrações da feira. Ele visitou estandes de empresas de produtos agropecuários, de máquinas agrícolas e de pequenos negócios, como indústrias caseiras de produtos artesanais. Para o presidente, é preciso valorizar o trabalho dos pequenos produtores que não só lutam para produzir como também para comercializar os seus produtos.

 

Estande do Sistema FAET/Senar recebe visitantes do estado e realiza Jornada Maker na Agrotins 2022

  

Cerca de mil pessoas passaram pelo estande do Sistema FAET/Senar no segundo dia da 22ª. Agrotins. O movimento começou logo pela manhã com a chegada das caravanas de produtores, estudantes de cursos de agrárias e trabalhadores rurais que vieram de Almas, Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus, Santa Rira e Araguaçu.

 

A técnica em agronegócio, Josiane Pimenta, que voltou a visitar a feira após dois anos de edições virtuais, demonstrou otimismo com a quantidade de serviços e produtos disponíveis no parque tecnológico e com a programação preparada pelo sistema. “É um evento que nos programamos muito para participar, principalmente porque as atrações do sistema neste ano estão muito boas”, afirmou.

 

Uma das novidades da programação foi a “Jornada Maker”, uma iniciativa planejada para os estudantes das agrárias que aceitaram o desafio de inovar. Segundo a consultora de inovação do Instituto CNA, Kimberly Montagner, a jornada nada mais é que um workshop imersivo de inovação voltada à prática e à mão na massa. “Aqui falamos sobre desafios, identificação de problemas, transformação digital, desafios, e como inovar dentro do agro”, explicou.

 

Quem participou da oficina garante que a jornada deu um “up” no conhecimento e despertou para a necessidade de ter um olhar diferente. Segundo o participante, Raimundo Calisto, de Araguatins, a jornada “abriu um cenário sobre tecnologia e mostrou como usar isso a favor do campo e da profissão”.  O participante Egberto Costa, destacou a importância das dinâmicas realizadas e o conteúdo rico da oficina. “É necessário a gente acompanhar a tecnologia e a forma de levar o produto do campo diretamente ao consumidor”, finalizou.

 

Ao longo do dia, o estande também recebeu visitas de produtores interessados nos serviços de assistência técnica e nas capacitações oferecidas pelo Senar. Até o próximo sábado, o estande do Agro terá ainda dois seminários de Bovinocultura de corte e Grãos, oficinas sobre cortes de carne bovina e um painel sobre a Mulher no Agronegócio e nas entidades. Para participar dos eventos, os interessados podem se inscrever pelos telefones (63) 3219-9213 / (63)99944-9875 ou pelo link.

 

Fotos: Divulgação/Ascom Sistema FAET/SENAR

Comentários (0)