Falta de sangue e material faz HGPP adiar cirurgia eletiva

Depois de ter cirurgia adiada por falta de material, paciente com sangue tipo O negativo agora terá de esperar por reposição de estoque.

O baixo estoque de sangue tem feito o Hospital Geral Público de Palmas adiar algumas cirurgias eletivas. É o caso da paciente Antonia Cardoso Sales, de Conceição do Tocantins. Ela está hospitalizada desde do dia 14 de dezembro após sofrer um aneurisma cerebral.

 

De acordo a família a cirurgia na paciente já foi adiada por diversas vezes por falta de material. De acordo com a filha da paciente, Rosa Cardoso, “eles chegaram a levar minha mãe para o centro cirúrgico e depois adiaram a cirurgia alegando falta de material”, contou ao Portal T1 Notícias.

 

Em nota enviada ao T1 Notícias a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) admitiu a falta do material cirúrgico chamado cotonóide. De acordo com a Sesau, a entrega havia sido suspensa pelo fornecedor.

 

A Sesau informou também que “por ser um material bastante específico, o cotonóide é distribuído por uma quantidade limitada de fornecedores, entretanto, com o objetivo de atender a necessidade dos pacientes, todas as providências foram tomadas para adquirir o referido material”.  

 

De acordo com a Sesau, a cirurgia estava marcada para esta quarta-feira, 23. No entanto familiares da paciente informaram ao T1 Notícias que o procedimento foi novamente suspenso, desta vez por falta de sangue tipo O negativo.

 

Segundo a filha da paciente, o hospital alegou que existem apenas quatro bolsas deste tipo sanguíneo e devem ser reservadas para casos de emergência.

 

Estoque crítico

O Hemocentro Regulador confirmou ao T1 Notícias que o estoque de sangue no Estado é crítico. De acordo com Andreia Nogueira, do setor de captação, em função do período de férias, muitos doadores estão em viagem e isso faz com que os estoques baixem.

 

Segundo Andreia, mesmo assim, o Hemocentro vem atendendo os casos de emergência. Ela confirmou que cada unidade deve ter no mínimo quatro bolsas de sangue em estoque. “Estamos fazendo campanhas de captação para buscar aumentar os estoques”, argumentou.

 

HGPP esclarece

Em nota encaminhada ao T1 Notícias, o Hospital Geral Público de Palmas (HGPP), confirmou os motivos do adiamento da cirurgia.

 

De acordo com a coordenação do Centro Cirúrgico do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, a cirurgia da paciente Antonia Cardoso Sales, não foi cancelada, conforme questionado por este veículo de comunicação, mas suspensa temporariamente devido ao baixo estoque de sangue tipo O Negativo, utilizado em situações de urgência e emergência. Um caso atípico.

 

Esclarece ainda que o hemocentro de Palmas está tomando todas as providências para que o estoque desse tipo sanguíneo seja restabelecido e, tão logo seja possível, a cirurgia em questão realizada.

 

Comentários (0)