“O médico disse que se a cirurgia não for feita o mais rápido possível ele pode ficar cego de um olho”, contou Edilene Arantes do Nascimento, madrasta de Paulo Henrique.
O adolescente foi diagnosticado há dois meses como portador de ceratocone, uma doença não-inflamatória progressiva. “Nos já realizamos há cerca de duas semanas a cirurgia do primeiro olho dele, mas como a doença atinge as duas córneas é necessário uma intervenção no outro, mas nós não temos condições financeiras e precisamos de ajuda”, disse.
Edilene explicou que para conseguir fundos, a família do garoto está realizando uma rifa que pode ser adquirida por R$ 5 reais. “Estamos rifando um celular, um kit da Natura feminino, duas caixas de cerveja e um frango assado. O sorteio é dia 15 de dezembro e quem se interessar em ajudar pode entrar em contato pelo telefone 9986-5110 ou 9976-0170”, explicou.
Sonho
A madrasta destacou ainda que um dos maiores sonhos de Paulo Henrique é ser jogador de futebol. “Ele é um menino muito bom, bem tímido por causa do problema que sofre, mas com um sonho, que é ser jogador de futebol. Eu espero muito que a situação dele seja resolvida e que ele volte a sorrir como antes”, desabafou.
Sobre a doença
A ceratocone é uma doença degenerativa progressiva da córnea que ocorre em 1 a cada 20 mil pessoas e está associada a baixa da visão, geralmente por alta miopia e astigmatismo. Caracteriza-se pelo aumento da curvatura corneana, associado ao afinamento da córnea e a formação de cicatrizes em casos mais avançados.
Comentários (0)