Na sala de reuniões da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins – Fecomércio, foi fechada a convenção coletiva do comércio 2012/2013. Após um consenso coletivo, foi firmado o novo piso salarial que passou de R$ 670 para R$ 695 reais, ou seja, um aumento de 7,5% no índice geral. Participaram do encontro, o presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, e os representantes dos sindicatos laborais e patronais do Estado.
A Convenção Coletiva desse ano foi fechada antes da data-base e isso beneficiará os empresários, conforme explica o consultor jurídico da Fecomércio Tocantins, Vinícius Caetano. “A convenção, instrumento que trata dos direitos e deveres dos empregados e empregadores, esse ano foi discutida e selada antes da data base, portanto, as mudanças não trarão transtornos aos empresários, pois eles não irão efetuar pagamentos retroativos”, afirmou.
Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, a convenção coletiva é um instrumento que auxilia o empresário. “A negociação da convenção, junto aos sindicatos, permite discutir e estabelecer as cláusulas econômicas e sociais da relação entre empregado e empregador, que por fim minimizam os conflitos trabalhistas. Em geral, nós buscamos um acordo que fique bom para ambas as partes, não prejudicando assim nem o colaborador, nem o empresário”, explicou Carvalho.
(Camila Takahashi – Ascom Sistema Fecomércio TO)
Comentários (0)