Ferrovia Norte-Sul vai a leilão com preço 32% menor que o esperado

Com orçamento apertado, Governo deixa finalização de ferrovia nas mãos de empresa privada e preço de outorga inicial para lances em leilão cai em R$ 533 milhões

Preço mínimo inicial para lances era de R$ 1,63 bilhão inicialmente
Descrição: Preço mínimo inicial para lances era de R$ 1,63 bilhão inicialmente

A Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgou nessa sexta-feira, 16, que o Governo estipulou um preço 32% menor de outorga original, R$ 1,097 bilhão, como lance mínimo no leilão de concessão da Ferrovia Norte-Sul – trecho entre Porto Nacional no Tocantins e Estrela D’Oeste (São Paulo) .

 

A contenção no preço de outorga da construção suspeita de superfaturamento e desvios de recursos públicos, se deu pela empresa que venceu a licitação para encerrar as obras da ferrovia. A Valec já havia finalizado praticamente 95% do trecho posto a leilão da Norte-Sul, mesmo que a intenção inicialmente fosse uma produção estatal.

 

O trecho com 1.537 quilômetros que se conectará com o Porto de Itaqui, no Maranhão e com a Malha Paulista em São Paulo, demanda um investimento de R$ 2,8 bilhões e será de direito da empresa que vencer o certame, por um período de 30 anos.

 

 A expectativa para o leilão é prevista para meados de setembro, já que o Ministério de Transportes, precisa ainda obter o aval do Tribunal de Contas União (TCU), e publicar o edital para as licitações.

 

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