A 16ª Festa da Colheita do Capim-Dourado reuniu moradores e visitantes no povoado Mumbuca, em Mateiros, entre os dias 12 e 14 de setembro, celebrando o início do período de extração das hastes que dão origem ao artesanato símbolo do Jalapão. Promovido pela comunidade local, com apoio do Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Turismo (Setur), o evento contou com programação religiosa, cultural e esportiva, reforçando a tradição, a espiritualidade e o papel econômico e identitário do capim-dourado para a região.
Noêmia Ribeiro, a Dotora, filha e herdeira do conhecimento de Dona Miúda, reforçou a importância da tradição. “Esta é uma festa de progresso, uma festa que dá visibilidade para o nosso modo de vida, e a gente nunca pode parar de fazer essa celebração”, explicou, ao completar que o trabalho com o capim-dourado é coletivo, “passado de geração em geração, que segura e fortalece nossa comunidade, junto com nossa medicina do Cerrado."
Emoção
Além de valorizar a cultura local, a Festa da Colheita emocionou turistas que vivenciaram pela primeira vez a força do Jalapão e de sua gente.
Raquel, visitante de São Paulo, destacou a experiência transformadora: “É a primeira vez que venho aqui no Jalapão. Estou tendo o conhecimento da comunidade, é uma emoção que a gente não sabe de onde vem. Tanta cultura, tanta sensibilidade, tanta espiritualidade presente. Não tem explicação”, disse.
De Buenos Aires, a argentina María Belén Salerno também compartilhou sua conexão com a festa. “Eu sabia sobre o capim-dourado, vi na TV e pesquisei muito antes de vir e descobri que só é colhido uma vez por ano. Queria muito conhecer a comunidade Mumbuca e a Dotora. Neste ano consegui realizar o sonho de viajar sozinha ao Jalapão e viver essa experiência”, relatou.
Reconhecimento
Para o Governo do Tocantins, a Festa da Colheita é um marco no calendário cultural do estado e um ativo importante para o turismo sustentável.
“É uma grande alegria poder contribuir com a comunidade Mumbuca, que é uma das responsáveis pelo reconhecimento internacional do Jalapão e do capim-dourado”, afirmou a secretária-executiva do Turismo, Ana Carina Mendes Souto.
Vale destacar que o evento impulsiona a divulgação e a comercialização do artesanato em capim-dourado, atividade que garante emprego e renda às famílias da região e preserva uma tradição que se consolidou como símbolo do Tocantins no Brasil e no mundo.
Comentários (0)