Festa de Iemanjá passa a integrar o Calendário Cultural do Tocantins em 2026

Programação conta com rodas de conversa inter-religiosas e atividades práticas, como oficinas de gastronomia afro-brasileira e confecção de vestimentas tradicionais, previstas para ocorrerem dia 21/2

Crédito: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

A Festa de Iemanjá é oficialmente integrada ao Calendário Cultural do Estado do Tocantins a partir de 2026. A decisão, resultado de análise técnica da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizada ao longo de 2025, institucionaliza a celebração de 2 de fevereiro como manifestação do patrimônio afro-brasileiro e reforça as ações estaduais de combate à intolerância religiosa e valorização da diversidade.

 

 

Historicamente ligada ao ciclo das águas, a data reúne comunidades de matriz africana em rituais e expressões artísticas. Segundo a sacerdotisa Mãe Cleusa de Oyá, de Santa Rosa do Tocantins, o reconhecimento oficial oferece visibilidade aos povos de terreiro após anos de resistência ao preconceito. Além do aspecto religioso, as comunidades atuam na preservação de saberes tradicionais e na prestação de serviços sociais.

 

 

O presidente do Conselho de Políticas Culturais, Elpídio de Paula Neto, aponta que a celebração está conectada à identidade tocantinense através da relação do estado com seus rios. Para ele, a realização dos festejos em espaços públicos é um instrumento de diálogo institucional e afirmação do direito constitucional à liberdade de crença.

 

 

Projeto Águas de Iemanjá e programação

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o estado desenvolve o projeto "Águas de Iemanjá", que combina oficinas formativas e ações de geração de renda. Sob a coordenação do Babalorixá William Vieira de Oliveira, a iniciativa promove rodas de conversa inter-religiosas e atividades práticas, como oficinas de gastronomia afro-brasileira e confecção de vestimentas tradicionais, previstas para ocorrerem no dia 21 de fevereiro, no Terreiro Ilê Odé Oyá.

 

 

O cronograma de atividades inclui ainda uma roda de conversa com sacerdotes de diferentes estados no dia 22 de fevereiro. O encerramento da programação será no dia 28 de fevereiro, com o "Terceiro Presente de Iemanjá". O evento contará com alvorada, carreata até a Praia da Graciosa e celebração cultural às margens do Rio Tocantins, onde serão realizados rituais e apresentações artísticas.

Comentários (0)