FIETO, SESI e SINDICARNES realizam wokshop a frigoríficos do Tocantins

A FIETO, SESI e SINDICARNES realizam nesta quarta-feira, 3, um workshop sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Indústria de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, o Serviço Social da Indústria – SESI e o Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado do Tocantins – SINDICARNES, realizam na sexta-feira, 03 de maio, um workshop sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Indústria de Abate e Processamento de Carnes e Derivados. O objetivo é preparar os frigoríficos para se adequarem a Norma Regulamentadora 36, que estabelece regras de segurança e saúde para o setor. O workshop acontece a partir das 09h, na sala de reunião do Sistema FIETO, em Palmas.

 

Entre as principais novidades da NR 36, publicada no Diário Oficial da União neste mês, esta o estabelecimento de períodos de pausas durante o expediente de trabalho e a compra de equipamentos e ferramentas mais seguros e ergonômicos. Segundo estimativas do setor, cerca de R$ 7 bilhões serão investidos no país para atender as novas regras.

 

Embora as empresas tenham seis meses para começar a investir em novos equipamentos e ferramentas após a publicação da Norma, algumas questões terão vigência imediata. Uma delas são os períodos de pausas no trabalho, que devem ocorrer de forma gradual.Por exemplo, os trabalhadores com carga horária de 8 horas e 48 minutos terão pausa de 40 minutos logo que a norma for publicada. Depois de nove meses, as pausas serão de 50 minutos e, aos 18 meses, as empresas deverão conceder os 60 minutos de intervalo previstos na NR 36.

 

O curso é destinado a profissionais e empresários envolvidos com a indústria de abate e processamento de carne no estado do Tocantins. Mais informações pelo telefone: (63) 3228-8861 ou na sede do Sistema FIETO em Palmas: 104 Sul, Rua SE 03, Lote 29, Ed. Armando Monteiro Neto – Plano Diretor Sul.

 

 

Comentários (0)