Fim do sofrimento: aos 94, Siqueira deixa a vida e se torna personagem da história 

Governo do Estado decretou luto de sete dias e ponto facultativo nesta quarta-feira, 5, em homenagem a Siqueira Campos, autor da emenda Constitucional que criou o Tocantins e, em seguida, sua Capital

O abraço fraterno do governador Wanderlei em Eduardo Siqueira Campos
Descrição: O abraço fraterno do governador Wanderlei em Eduardo Siqueira Campos Crédito: Divulgação

Após uma internação de quatro dias no Hospital da Unimed, em Palmas, o ex-governador, José Wilson Siqueira Campos, faleceu no final da tarde, começo da noite desta terça-feira, 4 de julho de 2023. Em Decreto publicado agora à noite, o governador Wanderlei Barbosa estabeleceu sete dias de luto oficial e ponto facultativo nesta quarta-feira, 5. A Prefeitura de Palmas também decretou luto oficial por sete dias e ponto facultativo nesta quarta.

 

Acometido de dores ósseas em decorrência de um câncer que começou na próstata e reapareceu anos depois no pulmão, migrando para os ossos, o “eterno governador” desenvolveu infecção pulmonar e septicemia.

 

Após ser entubado na UTI da Unimed na madrugada desta terça-feira, por volta das duas da madrugada, o ex-governador piorou ao longo do dia, não resistindo ao quadro gravíssimo que o acometeu.

 

A notícia da morte foi informada pelo filho, ex-senador, ex-prefeito de Palmas e ex-deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos, no seu perfil do Twitter. “É com grande pesar que comunico a partida do Sr. Tocantins, o meu velho querido Siqueira Campos. Ele partiu sereno. As palavras estão todas gastas, mas jamais os sentimentos... Vai com Deus meu pai, esse estado te ama!”, disse o filho, emocionado.

 

Câncer provocou retirada da próstata

 

O ex-governador foi internado no final de semana com fortes dores ósseas, em especial no peito, onde três costelas estavam com fissuras. Nelas o câncer se alojou, além do quadril, onde Siqueira Campos desenvolveu uma mancha.

 

A dor generalizada provocou a aplicação de morfina, sem sucesso na contenção da dor. Apenas após a intervenção de uma especialista, a doutoura Clarícia, e o bloqueio da região, com a aplicação de um coquetel com opioide e corticóide, a dor foi amenizada e Siqueira pôde dormir por 12 horas seguidas.

 

Já na UTI, o quadro da infecção pulmonar foi descoberto e a troca de antibióticos foi realizada. No entanto, nada impediu o avanço da doença sobre o corpo debilitado do ex-governador.

 

O corpo de Siqueira Campos deve ser velado, quando liberado, no saguão do Palácio Araguaia, erguido no seu primeiro mandato de governador, que durou dois anos. A informação é de que o velório começa às 7 horas e o sepultamento ocorrerá no final da tarde.

Comentários (0)