A população deve ficar atenta para o que vai funcionar ou nao nesta sexta-feira, 15. Afinal, neste ano, tocantinenses e milhares de peregrinos católicos vão comemorar, pela primeira vez, o dia do Senhor do Bonfim – celebrado em 15 de agosto – como feriado estadual. A lei nº 4.509/24, que trata sobre o tema, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e sancionada pelo Governo do Estado em setembro de 2024.
Em Palmas, a Prefeitura informa que haverá alterações no funcionamento de seus serviços. Algumas repartições públicas municipais estarão fechadas, mas os atendimentos considerados essenciais seguirão normalmente. Expediente será retomado normalmente segunda-feira, 18 de agosto, das 13 às 19 horas. Também não haverá aula na rede municipal de ensino e durante o feriado somente vão funcionar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acessível pelo telefone 192, e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), que atenderá apenas pacientes já acolhidos. No distrito de Taquaruçu, a USF Walter Pereira Morato também funcionará apenas para casos de urgência em regime de plantão. Desta forma, a unidade atenderá 24 horas.
Trânsito, Segurança e Infraestrutura
Também continuam operando os serviços de transporte coletivo urbano com tarifa zero no feriado, sábado e domingo, fiscalização de trânsito, videomonitoramento das vias públicas, limpeza urbana, manutenção da infraestrutura, iluminação pública, Guarda Metropolitana, conselhos tutelares e plantão social. A Defesa Civil estará de prontidão para situações de emergência e poderá ser acionada pelo número (63) 99242-3285.
Restaurantes Comunitários
Os restaurantes comunitários de Taquaralto e o Tereza Cristina Ayres, na região norte da Capital, estarão fechados nesta sexta-feira,15, em razão do feriado estadual que celebra o Dia do Senhor do Bonfim, instituído pela lei nº 4.509 de 25 de setembro de 2024. Os equipamentos públicos reabrem normalmente na segunda-feira,18, com funcionamento das 11 às 14 horas.
Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO)
Para manter a população informada e garantir que tenha o atendimento necessário no Sistema Único de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que as unidades de coleta da Hemorrede estarão fechadas no feriado e retornam com os atendimentos normalmente no sábado, 16, exceto a unidade de coleta anexa ao Hospital Geral de Palmas (HGP). “Vamos fechar as unidades na sexta-feira, mas no sábado, esperamos o retorno dos nossos doadores. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade e estamos sempre precisando de ajuda para salvar vidas”, afirmou a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes.
As unidades da Assistência Farmacêutica e da Gerência de Imunização (Central/Palmas, Polo Araguaína e CRIE Araguaína), também não terão expediente durante o feriado. Nos dois serviços, os atendimentos retornam na segunda-feira, 18.
No Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), as unidades de Palmas e Araguaína, fecham para atendimento no feriado estadual, com a realização apenas de recebimento de amostras de emergência, das 7h30 às 17h. Os serviços retornam normalmente na segunda-feira, 18.
Sobre a Lei do Senhor do Bonfim
A lei nº 4.509/24, que trata do feriado do Senhor do Bonfim, além de valorizar uma das mais importantes manifestações culturais do Estado, também estimula o turismo religioso e incentiva a integração sociocultural das comunidades locais.
Os festejos do Senhor do Bonfim incluem novenas, missas campais e peregrinação de milhares de fiéis aos pontos de devocionais em Natividade, de 6 a 17 de agosto; e em Araguacema e Tabocão, de 6 a 15 de agosto.
Romaria
A Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade é considerada a maior do Estado. Sua tradição remonta ao ano de 1750, quando um vaqueiro descobriu uma imagem de Cristo Crucificado em um tronco de árvore na zona rural de Natividade, próximo ao povoado que posteriormente seria conhecido como Bonfim. Após o vaqueiro levar a imagem para sua casa, ela desapareceu misteriosamente, reaparecendo no mesmo local onde foi encontrada. Este evento foi interpretado como um milagre e inspirou a
construção do primeiro santuário e capela na região.
Comentários (0)