Fiscais apreendem pescados e aplicam cerca de R$5 mil em multas durante operação

Foram apreendidos 50 kg de pescado, 200 metros de redes e apetrechos de pesca. Foram lavrados cinco autos de infrações e aplicadas multas.

Crédito: Divulgação/Naturatins

Durante operação na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, realizada no período de 22 a 25 de agosto, pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com equipes do Naturatins da APA Ilha do Bananal/Cantão, do Parque Estadual do Cantão (PEC) localizados na região de Caseara, além do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Palmas, 50 kg de pescado foram apreendidos e doados à comunidade local.

 

Além disso, foram recolhidos 200 metros de redes e apetrechos de pesca como caniços, lavrados cinco autos de infrações, quatro termos de apreensão, quatro termos de doações e um termo de embargo. O total do valor de multas aplicadas foi cerca de R$ 5.000,00. 

 

Aline Vilarinho Aires, supervisora da APA Ilha do Bananal/Cantão, avaliou de forma positiva o balanço final da operação. “Além de fiscalizar e monitorar o rio Caiapó no âmbito do Acordo de Pesca, a população foi orientada acerca da prorrogação da Portaria nº 106/2019, da Cota Zero que tem vigência até 2022”, explicou a supervisora.

 

Detalhes da operação

 

Aline Vilarinho explica que a operação teve como objetivo monitorar e fiscalizar principalmente o rio Caiapó, no trecho que trata a portaria do Naturatins  nº 45/2020, tendo em vista o Acordo de Pesca, e ainda monitorar outros rios e áreas da APA, de acordo com as portarias da Cota Zero e a nº 97/2018, que trata dos procedimentos para o transporte e comercialização de pescado.

 

Em Araguacema, a fiscalização realizada no rio Caiapó se estendeu até o rio Araguaia e nos assentamentos Canaã, Tarumã e no povoado Senhor do Bonfim. “A ação teve ainda como finalidade atender denúncias de desmatamento ilegal em assentamentos no município de Araguacema”, complementou a supervisora.

 

As equipes realizaram também abordagem a veículos, embarcações, visitas a acampamentos e uma blitz de fiscalização na rodovia TO-348, saída para o município de Dois Irmãos.

Comentários (0)